* Por Leandro Fidelis
Na semana anterior, a passagem do ciclista Eber de Souza, 50, chamou atenção em Venda Nova. Como ele mesmo disse, trazia consigo uma casa ambulante guiada por um cérebro andante, algo em torno de 50kg.
Tudo isso para percorrer 7.000 cidades até 2009 e entrar no Guiness Book, o Livro dos Recordes. A jornada começou em 95 e, nos últimos 12 anos, esse mineiro de Juiz de Fora passou três vezes no Espírito Santo sem pisar na mesma cidade.
Além do Brasil, a expedição inclui a América Latina. De bicicleta, o ex-gráfico já rodou Paraguai, Uruguai, Bolívia, Equador, Argentina, Colômbia… Em terreno brazuca, fez a Trilha do Ouro e, no Nordeste, surpreendeu-se com a miséria do Piauí. Em cada cidade, a Prefeitura ou outro órgão oficial certifica a passagem do ciclista, uma exigência para comprovar o recorde no famoso livro.
O que não faltam são histórias na vida deste homem que fez até o 3º ano de história, ficou viúvo em 92 e três anos depois decidiu pedalar pelo continente. Certa vez, ajudou num parto na beira da estrada e teve que usar a água do cantil na cirurgia improvisada.
Oura bem curiosa, que virou até manchete, foi quando Eber encontrou um caminhoneiro amarrado a uma árvore depois de ter o veículo roubado no Maranhão.
Tombos? Ele calcula uns 500. Para evitá-los, em Venda Nova ele contou com apoio do comerciante Harley Viana, que doou dois pneus novos para a magrela. “De vez em quando passam ciclistas em viagem semelhante, mas é a primeira vez que conheço um tentando entrar no Guiness. Eber chegou na 2ª (11) e seguiu viagem na 4ª feira (13) para viver outras emoções sobre suas rodas.
* Publicada em 21/06/2007