Os pecuaristas de Afonso Cláudio e região tiveram a oportunidade de adquirir touros registrados para melhorar a genética do rebanho, durante a 1ª Feira de Touros Registrados no município, que aconteceu na última sexta-feira (02), no Parque de Exposições Dr. “João Eutrópio”. O evento faz parte das ações do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino no Espírito Santo, o Pró-Genética.
A feira, que aconteceu pela primeira vez em Afonso Cláudio, contou com a participação de produtores e criadores do Espírito Santo e de Minas Gerais, que comercializam os animais que estavam em exposição: touros das raças Gir Leiteiro e Guzerá, todos com no máximo 42 meses de idade.
O evento é promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ) e a Prefeitura de Afonso Cláudio. Além da feira de touros, haverá também a feira de sêmen de animais de raça para os produtores realizarem a inseminação artificial.
De acordo com o extensionista do Incaper, Anderson Pagoto, está foi uma oportunidade para que os bovinicultores possam adquirir touros Puros de Origem (PO), ou seja, animais com a garantia de intervenção no melhoramento genético do rebanho no qual são inseridos, seja para leite ou corte. “Os animais disponíveis para compra foram selecionados pela ABCZ. A classificação como gado PO se dá quando o animal possui pai, mãe e avós registrados e certificados, comprovando a qualidade das raças”, explica.
O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, destacou a importância do uso de tecnologia para melhorar geneticamente o rebanho bovino do estado. “Transferir tecnologia para nossos pecuaristas que geram emprego e renda é papel fundamental dos governos. A Seag está presente nesta parceria e trabalha para oferecer conhecimento aos produtores, como forma de agregar valor à atividade pecuarista e produzir animais de alta qualidade”, disse.
Ainda de acordo com Bergoli, a inseminação artificial, é um passo importante, sobretudo para Afonso Cláudio, onde a pecuária é responsável por boa parte do desenvolvimento econômico do município.
Para o diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo, o trabalho de pesquisa realizado pelo órgão tem grande impacto nos animais apresentados. “Os pecuaristas que utilizam da tecnologia de criação e manejo dos bovinos, podem ter certeza de que o Incaper está ao lado do melhoramento genético da produção, tanto da pecuária de corte e de leite. Este evento representa o crescimento da pecuária capixaba.”, frisa.
Os touros comercializados na feira em Afonso Cláudio possuem Registro Genealógico Definitivo (RGD), também certificado pela ABCZ. Técnicos do Incaper e prefeitura estavam disponíveis para orientar os pecuaristas.
De acordo com o gerente de Pecuária da Seag, Pedro Cani, “a feira é uma chance de colocar pequenos produtores diante dos compradores, numa negociação democrática e com garantia de sanidade e de capacidade de reprodução dos animais. Isso fortalece o Programa de Melhoramento da Pecuária Bovina”.
O zootecnista e produtor rural de Uberaba, município do triangulo mineiro, Cristiano Gouveia Nunes Farah estava em Afonso Cláudio apresentando animais para a troca de tecnologias. “Lá em Minas Gerais fazemos a transferência de embrião e cuidamos da inseminação artificial. Estamos aqui para trazer nossa tecnologia e nossa qualidade genética, e claro, voltar com nosso trabalho divulgado para os pecuaristas capixabas”, declara o criador da raça Gir Leiteiro.
“Trouxe animais com dupla aptidão com alta tecnologia de melhoramento genético para mostrar aos produtores da região que o Espírito Santo possuí pecuária com tecnologia de ponta, além de compartilhar nossas técnicas com os outros expositores”, afirma o pecuarista de Linhares, Emerson Soares Júnior, criador da raça Guzirá.
No próximo dia 24, o município de Cachoeiro de Itapemirim também recebe a primeira edição da Feira de Touros Registrados – Pró-Genética. A primeira cidade do Sul do Estado a receber o Pró-Genética, foi Apiacá no dia 26 de julho deste ano. Em 2009, aconteceu a primeira Feira de Touros Registrados do Espírito Santo, no município de Ecoporanga, por ter o maior rebanho bovino do Estado.
Afonso Cláudio produz cerca de cinco milhões de litros de leite por ano e a área destinada a atividade pecuária é de 59 mil hectares. Atualmente o rebanho do município gira em torno das 30 mil cabeças de gado.