Com o objetivo de propiciar troca de experiências e promover a capacitação de criadores de ovinos no Estado e nacionalmente, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), promoverá nesta sexta-feira (13) e sábado (14) “O Grande Encontro de Verão”, na Fazenda Terras do Guará, em Guarapari.
Dentro da programação estão palestras, minicursos e treinamentos com especialistas da área no país. São esperados cerca de 500 produtores rurais de todo o Espírito Santo e criadores dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.
Também estão programados dois grandes leilões, o primeiro será na sexta-feira (13), a partir das 20 horas, com o Leilão Elite Sol de Guarapari, que contará com animais das raças Dorper e Whit Dorper. No sábado (14), haverá o Leilão de Produção Sol de Guarapari, com a oferta de mil matrizes para reprodução, além de reprodutores das raças Dorper, White Dorper e Texel.
“A produção de carneiro no Espírito Santo ainda é pequena, mas temos um grande potencial de crescimento, pois se trata de uma atividade que gera renda em pequenas áreas. Esse encontro é uma grande oportunidade para os produtores rurais capixabas”, informa o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.
O Grande Encontro de Verão é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Espírito Santo (ACCOES) e conta com o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Seag, do Sebrae/ES, da Prefeitura de Guarapari e do sistema FAES/SENAR.
A fazenda Terras do Guará fica localizada na Rodovia do Sol, no sentido Vila Velha – Guarapari, km 42, Santa Mônica, em Guarapari.
Programa Cordeiro Capixaba
O Governo do Espírito Santo lançou, em 2010, o programa Cordeiro Capixaba que tem como objetivo organizar todo o processo da produção da ovinocultura estadual, desde a criação até o supermercado. A meta do programa é aumentar o rebanho de ovinos do Estado de 45 mil para 400 mil cabeças até 2016.
Principais ações do programa:
– Elaboração de diagnóstico detalhado da cadeia produtiva da ovinocultura capixaba (produção e mercado);
– Desenvolvimento de cursos de qualificação e capacitação para técnicos e pecuaristas;
– Viabilização de linhas de crédito para produção rural e demais elos da cadeia produtiva;
– Fortalecimento da organização dos produtores, via associativismo e cooperativismo;
– Desenvolvimento de modelos de fomento e expansão da produção de ovinos no Espírito Santo.