Cultura

Centro Cultural será inaugurado com programação para a comunidade

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

O Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante será inaugurado oficialmente em março com uma vasta programação cultural e artística aberta à participação da comunidade. É o que anunciou o bispo Dom Décio Sossai Zandonadi, presidente do conselho curador da Fundação Máximo Zandonadi- FMZ, responsável pela elaboração de projetos para captação de recursos para o empreendimento, que será gerenciado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer em parceria com a própria Fundação e instituições afins à cultura.

 

É o coroamento feliz dos esforços conjuntos da FMZ, do Ministério do Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo e da Prefeitura local. A inauguração está prevista para os dias 9, 10 e 11 com apresentações de corais, grupos de dança, exposições, entre outras atrações. A Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria de Estado da Cultura- Secult estão fechando a programação definitiva para esses dias.

 

“Queremos dedicar o primeiro dia para valorizar a cultura local, com apresentação dos corais de Venda Nova, grupos de dança. No segundo dia, nossa intenção é uma programação diferenciada, possivelmente a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo”, adianta Dom Décio.

Já para o dia 11, último dia de festividades, a ideia é atender às famílias, em especial as crianças, com teatro, mostras de arte, oficinas, entre outras atividades. “O objetivo é fazer com que todos conheçam o espaço do primeiro pavimento.” Outros detalhes da inauguração serão divulgados em breve.

A estrutura

 

O Centro Cultural e Turístico será um espaço para atividades culturais, incentivando a música, a dança, exposições de arte e também ponto de encontro da comunidade. Ainda vai apoiar o turismo da Região Serrana, formando agentes para o setor e sediar convenções diversas, visando atrair público em função do turismo.

 

Os recursos para a construção dessa obra tiveram origem no governo federal, por meio do Ministério do Turismo, e no governo estadual, via Secretaria Estadual de Turismo. De acordo com Dom Décio, há expectativa ainda de aportar recursos com diversas empresas de grande porte do Espírito Santo. A obra consta de teatro com 460 lugares e salas de apoio para diversas atividades culturais.

Dom Décio Sossai Zandonadi sempre se empenhou para concretizar os sonhos do seu pai, Máximo Zandonadi. Serviu-se de seu vasto leque de amizades na área política, empresarial e cultural para canalizar os recursos necessários, tanto para a construção do Centro quanto para a compra de equipamentos.

 

A Prefeitura de Venda Nova foi a depositária e gerenciadora dos recursos obtidos, sempre com a colaboração do quadro executivo da FMZ e de outras instituições públicas e privadas. Agora, de acordo com o bispo, estão sendo feitas as últimas licitações para a parte acústica do teatro.

 

“O Centro Cultural e Turístico pretende ser referência para Venda Nova, para o Estado e até para o Brasil. Queremos ser servidores da comunidade. Por isso, jogo toda a minha experiência como bispo e educador para que a mesma comunidade seja beneficiada.”

Confira mais Notícias

CineSesc Itinerante chega à Venda Nova com exibição gratuita de filmes e curtas-metragens

Tradição e sabor marcam 24ª Festa do Socol dias 02 e 03 de maio em Venda Nova

Festa do Morango de Pedra Azul muda de data e este ano será em setembro

Casarão da Família Scabelo, em Venda Nova , terá projeto de restauro com investimento do Governo do ES

História do único fabricante de concertinas do Espírito Santo vira documentário

Rua do Monumento ao Imigrante Italiano

60º Festival da Uva e do Vinho celebrou tradição e cultura em São Bento de Urânia

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita