No último final de semana, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o 1º módulo do Curso de Café Arábica com cerca de 15 famílias da Comunidade São João, Distrito de Vieira Machado, município de Muniz Freire. Na ocasião, foi apresentado um panorama do mercado do café arábica, bem como da produção das famílias da localidade.
De acordo com a extensionista do Incaper, Joana Junqueira Carneiro, durante o 1º módulo do curso, as famílias concluíram que é necessário melhorar a produção do café arábica. “Os agricultores tiveram acesso a informações sobre a cafeicultura e a história do café arábica em âmbito mundial e concluíram que precisam melhorar a produtividade de suas propriedades”, relatou Joana. Ela também lembrou que essa iniciativa faz parte do Programa Renovar Arábica, que pretende revigorar o parque cafeeiro capixaba.
No 2º módulo do curso, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril, as famílias terão acesso a técnicas de adubação, manejo de lavouras e controle de pragas e doenças. A atividade é uma parceria do Incaper com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Muniz Freire. A atividade também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Muniz Freire (Semda).