Cidades

Dia 26 tem Caminhada do Dia Mundial do Coração

Aula de Zumba e Caminhada. Com estes eventos será comemorado o “Dia Mundial do Coração” em Castelo. A data, celebrada em todo o mundo no dia 29 de setembro, será antecipada no município para o próximo dia 26 (quinta-feira), para realizar uma caminhada de um quilômetro e aula de dança zumba, no Castelão, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, através do Projeto Ativa Castelo.

 

A concentração para a Caminhada acontece às 17 horas, na Praça Três Irmãos, seguindo por um quilômetro até o Castelão, onde vai acontecer uma aula de Dança Zumba, com o Professor Wagner Rabelo, do Projeto Ativa Castelo. Em todo o país acontecerão várias ações, com objetivo de chamar a atenção quanto às doenças cardiovasculares, orientando a população sobre a importância de hábitos mais saudáveis.

 

Para Daniele Dias Louzada, que é a Enfermeira responsável pela Caminhada, a atenção deve vir desde cedo: "É preciso chamar a atenção das crianças desde cedo para hábitos de vida saudáveis. Este ano a campanha tem como um dos temas ajudar a criança a ter um coração saudável. É preciso desde cedo tentarmos ensinar as crianças a ter uma vida saudável praticando atividade física, alimentação equilibrada, evitando dessa forma que se tornem adultos com doenças crônicas como hipertensão arterial. Vamos realizar essa caminhada para chamar a atenção para um tema tão importante", disse a Enfermeira, que é Coordenadora do Núcleo de Atenção Integrada à Saúde.

 

Dados da Federação Mundial do Coração indicam que as doenças cardiovasculares são responsáveis por 17,3 milhões de mortes por ano, sendo que 8,6 milhões acontecem com as mulheres. Os números continuam a subir, e a estimativa é que até 2030, as mortes cheguem a 23 milhões. Em nosso país, cerca de 320 mil pessoas morrem por ano, devido às doenças relacionadas ao coração.

 

Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e parar de fumar são mudanças simples que podem reduzir o risco de doenças no coração e de acidentes vasculares cerebrais. Estes hábitos, que devem ser adquiridos desde a infância, incluem uma dieta balanceada e exercícios físicos, que podem prevenir quatro, dos dez principais fatores de risco: a hipertensão, o diabetes, o colesterol alto e a obesidade.

Confira mais Notícias

Coleta de lixo em Venda Nova terá horários diferenciados no período de Natal e Ano Novo

Secretária do Governo dialoga com comunidade de Pedra Azul sobre drenagem do rio próximo ao Morangão

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS

Parque estadual é criado no ES para proteger uma das aves mais raras do mundo

Campanha nacional ‘Corra para as Montanhas Capixabas’ amplia visibilidade do destino e mira mais turistas

Lista de empregos em Venda Nova e região é atualizada; veja as vagas!