* Leandro Fidelis
Em vigor há apenas 23 dias, o transporte coletivo de Venda Nova passa a incluir nesta semana novos pontos e horários na área urbana do município. A Prefeitura promoveu alterações a partir das sugestões dos usuários durante essa fase experimental do serviço, que é gratuito e já vem registrando 100 passageiros por dia.
Todos os itinerários com os respectivos horários estão disponíveis no site da Prefeitura de Venda Nova. Com os ônibus nas ruas, o objetivo da administração municipal é realizar um diagnóstico real da necessidade dos usuários.
De acordo com o chefe de gabinete, José Manuel Bolzan, esse estudo é necessário para orientar a Prefeitura sobre a forma mais econômica de manter o serviço. “Ainda não sabemos se o serviço será terceirizado. Atualmente, podemos dizer que é possível usar veículos e recursos próprios”, disse.
O transporte coletivo urbano é um dos projetos de mobilidade urbana da Prefeitura. Começou com a implantação das ciclovias e da “Calçada Cidadã” e tem outras ações previstas para 2014.
Segundo o chefe de gabinete, o transporte coletivo é fruto de lei municipal de 2012, contemplando apenas áreas urbanas. “O Distrito de São João de Viçosa foi contemplado por ser uma extensão do perímetro urbano. Se tiver uma demanda grande de usuários na zona rural, nada impede o serviço ser ampliado, desde que seja por meio da concessionária já existente no municipio que presta o serviço”.
Ainda de acordo com Bolzan, foi feito um teste, mas não houve número suficiente de usuários. “Fica difícil para o município arcar com a despesa de transporte em todas as comunidades do interior, sendo que há concessionárias percorrendo essa área.”
A mesma situação foi verificada nos testes aos sábados. Apesar dos pedidos dos moradores, não teve público suficiente. “As pessoas devem sempre se manifestar para ajustarmos ainda mais os horários de acordo com as demandas, a Prefeitura está à disposição”, completou José Manuel Bolzan.