Está chegando a hora de ver constelação de estrelas nacionais e internacionais do jazz e da bossa nova no frio das montanhas capixabas. Começa nesta sexta (01) e vai até domingo (03) o Festival Internacional de Jazz and Bossa de Santa Teresa, evento que abre a temporada oficial de inverno do Espírito Santo.
Na lista de artistas brasileiros estão figuras reverenciadas internacionalmente, como o grupo Azymuth, que se apresentará em parceria com o guitarrista Hélio Delmiro, a cantora brasileira de jazz Ithamara Koorax, o guitarrista e violonista Ricardo Silveira, a All Star Band, o baixista Arthur Maia e o baterista Kiko Freitas. Também participam do evento grandes nomes do jazz capixaba: Bruno Mangueira, Pedro Alcântara e Fabiano Araújo.
Mas os holofotes do festival devem ir mesmo para o guitarrista californiano Roy Rogers & The Delta Rhythm King, especialista na técnica slide, que já tocou com mitos como John Lee Hooker e Milles Davis.O show do nova-iorquino Scott Fiener também é muito aguardado. Com seu Jazz Pandeiro, o artista mistura a riqueza rítmica do estilo americano com a música brasileira.
No dia 1º e 02 de junho, as apresentações serão no Parque de Exposições e Eventos do município. No dia 03, o show será na Praça Augusto Ruschi. Haverá oficinas durante os dias de apresentação com a participação dos artistas convidados e de professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
Meio Ambiente
Uma banda realizará apresentações pela cidade divulgando o evento e distribuindo materiais sobre preservação ambiental. O Festival pretende utilizar produtos que gerem menor impacto ambiental, referenciando a vida e a obra do teresense Augusto Ruschi, ícone mundial na preservação ambiental.
Também está prevista a instalação da Praça Enogastronômica no Parque de Exposições, na qual os apreciadores poderão degustar de boa culinária e dos vinhos, aliando o paladar à sofisticada sonoridade da bossa nova e do jazz. Durante o Festival, o Veteran Car Club fará um encontro de automóveis antigos, dando tons de nostalgia à festa.
Economia
O secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, reforça a importância do evento para o Espírito Santo no período de inverno. "Sabemos que as montanhas capixabas são um excelente atrativo turístico por sua beleza natural. No entanto, precisamos oferecer eventos para que os turistas conheçam os nossos destinos e tenham boas opções de lazer e entretenimento. Junto com o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, o Festival de Música de Alegre e os festivais gastronômicos, entre outros, com certeza teremos um aumento no fluxo de turistas na região, o que vai movimentar toda a cadeia produtiva envolvida com o setor", destacou.
O Festival é uma realização da Setur-ES em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa. A organização é da Rota Eventos.
Programação:
– Dia 1º de junho – Sexta-feira
19 horas – Abertura Oficial – Parque de Exposições e Eventos.
20 horas – Show regional – Bruno Mangueira.
22 horas – Show nacional – Azimuth e Hélio Delmiro.
00 hora – Show internacional – Roy Rogers & The Delta Rhythm King
– Dia 02 de junho – Sábado – Parque de Exposição e Eventos
14 horas – Auto Top 30 – 1o Encontro de veículos Destaques Veteran Car Club.
18 horas – Show regional – Pedro Alcântara e Convidados.
20 horas – Show nacional – Ithamara Koorax.
22 horas – Show nacional – Ricardo Silveira e All Star Band.
– Dia 03 de junho – Domingo – Praça Augusto Ruschi
10 horas – Desfile de Veículos Antigos Veteran Car Club.
11 horas – Show regional – Fabiano Araújo.
12h30 – Show Internacional – Scott Fiener Jazz Pandeiro.