Incaper apresenta versão final do Planejamento Estratégico em Venda Nova do Imigrante

Na próxima segunda (04) e terça-feira (05), será apresentada a versão final do Planejamento Estratégico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na Fazenda Saúde e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Venda Nova do Imigrante. Na ocasião, que reunirá cerca de 150 servidores do órgão, serão apontados os novos rumos da instituição e as diretrizes para implantação do planejamento.

 

“O planejamento elaborado teve o objetivo de definir, em conjunto com os servidores, o Incaper que queremos agora e para o futuro, a nossa missão e nosso papel como instituição de desenvolvimento rural sustentável. Também apontou o que devemos modificar para otimizar os recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis e quais parcerias devemos buscar para ampliar a nossa capacidade de execução”, relatou o chefe do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos, Luiz Antonio Bassani.

 

Conforme Bassani, essa foi a primeira vez que um Planejamento Estratégico da instituição foi elaborado com ferramentas e metodologias apropriadas, garantindo que a maioria dos servidores pudessem dar sua contribuição. “Cabe destacar que esse processo só foi possível graças à sensibilidade da atual diretoria, que teve o mérito de acreditar nesse modelo”, enfatizou Bassani.

Histórico

 

Realizado entre os meses de março e outubro de 2011, o Planejamento Estratégico contou com o acompanhamento da Fundação Dom Cabral, que teve o papel de capacitar a equipe que conduziu o planejamento. “Os principais fundamentos de trabalho da Fundação são a teoria, prática e compartilhamento de conhecimento. A proposta é que a instituição que recebe a capacitação possa, no futuro, realizar novos planejamentos de maneira autônoma”, explicou Gilmar. Ele também disse que o planejamento estratégico realizado pelo Incaper foi muito exitoso, pois a metodologia participativa foi absorvida pela instituição.

 

O Planejamento Estratégico foi dividido nas fases de diagnóstico, visão estratégica e visão gerencial. Durante essas etapas, foram feitas oficinas, seminários e reuniões com os servidores e gestores do Instituto, com participação direta de 137 pessoas e participação direta e indireta de 398 pessoas.

 

Para o chefe da área de planejamento do Incaper, Luciano Oliveira, a principal marca desse processo foi o grande envolvimento dos servidores. “O planejamento já era uma demanda da instituição e os servidores participaram e foram ouvidos. Foi um processo rico e de amadurecimento do Incaper, sobretudo na área de gestão”, disse Luciano. Ele afirmou que o desafio agora está na implantação do que foi planejado. “Estamos concluindo uma fase, a do planejamento, e iniciando outra, a de implementação. Há uma grande expectativa com os próximos passos, já que foi um processo participativo”, concluiu.

 

Implantação

 

Conforme o chefe do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos, Luiz Antonio Bassani, ainda em junho deste ano, terá início a implantação do Planejamento Estratégico por meio da criação de um escritório de projetos, da redefinição dos processos internos e da estrutura organizacional do Incaper. “Serão realizadas as mudanças necessárias para a modernização e consolidação de uma instituição com foco em resultados, atendendo à expectativa interna e também da sociedade capixaba”, disse Bassani.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS