* Por Leandro Fidelis
Dom Noé Tamai e uma comitiva de 46 italianos estão hoje em Venda Nova acompanhados pelo bispo Dom Decio Sossai Zandonadi. O grupo traz membros da família Sossai daquele país, que se encontrarão com os descendentes capixabas hoje, às 19h, numa missa na Igreja de Santa Teresinha, na Vila Betânea.
Dentro os integrantes, que chegaram ao Espírito Santo no fim de semana, estão o presidente da associação italiana “Due Cuori per la Vita” (Dois Corações pela Vida), Gianni Sossai; e Maria Grazia Morgan, prefeita de Refrontolo, na Região de Treviso. Os dois deram entrevista ao vivo na tarde desta quinta na Rádio FMZ.
Segundo Dom Decio, o objetivo é de intercâmbio cultural e econômico. Durante a semana, a prefeita Maria Grazia assinou um convênio com Ibiraçu, Norte do Estado. A cidade foi escolhida como “Cidade-Irmã” de Refrontolo e vai se beneficiar com programas culturais voltados para jovens carentes.
Já Gianni Sossai, também pela primeira vez no Brasil, se disse encantado com a acolhida capixaba. Criada em 2005, a Associação que preside conta com 250 sócios na Itália, que voluntariamente promovem seminários com apoio médico para a prevenção contra doenças cardíacas. A entidade firmou um intercâmbio com uma casa para crianças carentes em João Neiva.
Em Venda Nova, a comitiva fez um roteiro turístico, que incluiu a Fazenda Pindobas, a Oficina de Artesanato em Mármore e Granito de São João de Viçosa, entre outros pontos.
´Gemellaggio´
O acordo entre “Cidades-Irmãs” é conhecido na Itália como “Gemellaggio”. Intercâmbio parecido aconteceu em março deste ano entre Iúna e Castelluccio, nome da cidade na Província de Potenza (Basilicata). A Rádio FMZ noticiou naquela oportunidade.