MP pede a suspensão do rodeio

·Por Leandro Fidelis

Está sob análise da Justiça a ação civil pública ambiental pedindo a suspensão do rodeio na Festa que começa hoje em Venda Nova. A promotora Adriana Dias Paes Ristori alega que o evento está irregular devido os maus-tratos e crueldade contra os animais.

O documento é de ontem e nele a promotoria afirma ser uma “barbárie” a participação de bovinos e eqüinos na arena do Circuito Brasileiro de Rodeio Universitário & Rodeio Capixaba organizado pela equipe “Robson Rodeios”. Ela considera abusivo o uso pelos peões de esporas, peiteiras e outros equipamentos que causam “dor, desespero, medo, raiva, aflição, insatisfação, incômodo”.

“É crime montar em um animal aparelhado de instrumentos cortantes. Ainda que por alguns segundos, causa dor. O Ministério Público sempre vai agir quando moradores e entidades o alertarem sobre irregularidades”, declarou à reportagem da FMZ.

De acordo com Adriana, o MP pediu à Prefeitura para apresentar documentos que legitimassem a realização do rodeio, de hoje até domingo no Centro de Eventos, mas não obteve retorno a tempo.

O assessor do juiz Valeriano Cesário Bolzan informou que o magistrado da Comarca de Venda Nova requisitou novamente o prefeito Braz Delpupo a apresentação de provas, também sem sucesso até a tarde desta sexta-feira.

Enquanto isso, a possibilidade de cancelamento da atração na festa causou burburinho nas ruas. A própria telefonista da rádio recebeu diversas chamadas de curiosos. O ponto para as inscrições de peões, próximo ao estúdio da FMZ, também não deixou de receber os concorrentes do rodeio universitário e capixaba.

O assessor jurídico da Prefeitura garante que tudo está regularizado e o rodeio irá acontecer.

O secretário de Agricultura, Evair de Melo, confirmou a informação por telefone. “A promotora exigiu documentos que comprovassem o transporte apropriado de animais, perícia veterinária, seguro pessoal de vida, dentre outros, e tudo está de acordo agora”.

Confira mais Notícias

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados