Técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vão aprender a elaborar projetos para a construção de viveiros para a produção de peixes e camarões. O treinamento visa capacitar os profissionais do Incaper para que eles prestem assistência técnica ainda mais qualificada aos produtores rurais interessados em investir na aquicultura.
Os técnicos vão aprender os procedimentos corretos para a construção dos tanques. Em campo, vão fazer um levantamento para identificar a melhor área, nivelar o terreno, medir e marcar os pontos de escavação e elevação. Além disso, vão aprender também a calcular os custos de implantação destas estruturas. “O cálculo dos custos é fundamental, pois permite que o produtor contabilize o valor a ser investido e o retorno financeiro da atividade. Além disso, os bancos também pedem o cálculo dos custos antes de liberar um financiamento”, explica Juliana de Barros Valle, coordenadora do programa de aquicultura e pesca do Incaper.
Serão duas turmas. Nos dias 12 e 13 de julho em Afonso Cláudio, e nos dias 19 e 20 de julho e Guarapari. As aulas teóricas e práticas serão ministradas pelo instrutor Ricardo Batista, engenheiro agrônomo do escritório do Incaper de Guarapari. Ao todo, 40 técnicos de todo o Estado serão capacitados. Os interessados devem procurar o Departamento de Recursos Humanos do Incaper.