Piscicultura é alternativa para diversificar a produção rural em Alfredo Chaves

A piscicultura é uma atividade que vem crescendo no município de Alfredo Chaves, famoso pelos já consagrados cultivos da banana e do leite (agropecuária). A nova área vem ganhando espaço nas propriedades rurais dos alfredenses há exemplos de agricultores que produzem e comercializam tilápias em larga escala.  A iniciativa vem contribuindo para fortalecer a renda das famílias.

 

Um exemplo de sucesso é dos irmãos Marcos e Lúcio Salvador da comunidade de São Vicente de Crubixá. Em uma área com cerca de cinco mil metros quadrado, os irmãos têm 14 tanques, onde criam as tilápias. Os alevinos, das espécies Tilápia Tailandesa Gift, são comprados no Estado e criados no tanque, sendo alimentados duas vezes por dia. Segundo Marcos, com cerca de sete meses eles estão prontos para serem comercializados. “Alimentamos todos os dias e cuidamos para eles manterem o padrão de qualidade, depois de seis meses podemos realizar a despesca”, conta.

 

Hoje a família realiza a despesca a cada 15 dias, dependendo da venda.  Por ano, são abatidas cerca de 10 toneladas. Marcos conta que os peixes são vendidos na região e em outras cidades capixabas. “O mercado é bom, tem espaço para todos. Motivo quem quiser entrar no ramo, o mercado precisa de mais peixes”, aconselha Salvador, exibindo os peixes abatidos.

 

A família comercializa o pescado em file e inteiro na propriedade e também realiza entrega sob encomenda. Cada peixe, de acordo com os proprietários, prontos para abate, pesam em média 0,800 Kg.

 

Marcos irá participar de um curso de piscicultura na própria comunidade, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura de Alfredo Chaves e Incaper, e incentiva a capacitação antes de iniciar o negócio. “A atividade é lucrativa, mas precisa de cuidados e os produtores têm que se organizarem para atender com qualidade a demanda crescente do mercado”, disse.

 

Serviço

Valor do peixe: Em file: R$ 17,00 Kg / Inteiro: R$ 7,00

Contato: (27) 9862-3887 / 9688-8294

 

Curso para piscicultores incentiva à produção

A Secretaria Municipal de Agricultura de Alfredo Chaves irá promover de 13 a 15 de março o curso de Cultivo de Peixes em Tanque Escavado. A iniciativa é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A capacitação é direcionada aos produtores rurais que já ingressaram na piscicultura ou pretendem entrar no ramo.

 

As aulas acontecerão no salão comunitário da comunidade de São Joaquim, interior do município, das 8h às 17h. Cerca de 20 produtores rurais irão participar da capacitação.

 

A técnica utilizada é escavar tanques nos terrenos dos agricultores, utilizando a fartura de água do município e introduzindo alevinos de qualidade para serem cultivamos por um determinado período.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS