Castelo emitirá registro de reconhecimento cultural para bandas, músicos, atores e entidades

A Secretaria Municipal de Cultura estará concedendo, a partir do dia 01 de junho de 2013, o "Registro no Conselho Municipal de Cultura de Castelo". O pedido do Registro é gratuito e poderá ser feito na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Antônio Machado, número 35, Bairro Centro, das 07h30 às 17 horas.

 

O Registro consiste no reconhecimento municipal de entidades, bandas, grupos, ou pessoa física, como cantores, atores, músicos, e para as entidades, poderá ser utilizado para recebimento de subvenções, ou seja, auxílio dos poderes públicos, além de servir como controle interno de possíveis contatos para a realização de eventos públicos.

 

José Denivan Ramos, Presidente do Conselho de Cultura, falou sobre a importância do Registro: "Esse Registro servirá para a valorização dos artistas e entidades, oferecendo um reconhecimento pelo que eles fazem para nosso Município. Além disso, através do Registro, passaremos a reconhecer as pessoas que participam da Cultura, cadastrando essas pessoas", concluiu.

 

Em Castelo, por medidas emergenciais, três entidades já foram registradas. São elas: Instituto Frei Manoel Simon, Associação de Moradores de Aracuí, e Società Italiana di Castello, ambas culturais. Para Linda Mello, Presidente da Società, o Registro é importante no reconhecimento da Cultura Castelense: "É importante registrar a entidade, porque já somos reconhecidos no Conselho Estadual de Cultura, o Registro Municipal, vem reafirmar o título e reconhecimento da Società Italiana, que há vinte e dois anos atua na atividade cultural do Município", concluiu.

 

Serão realizados os Registros com os títulos: Registro de Entidade, Registro de Saberes e Celebrações, Registro de Formas de Expressão, e Registro de Lugares e Paisagens. Para a realização do Registro é preciso preencher os seguintes requisitos, de acordo com cada título:

 

-Registro dos Saberes e Celebrações: SABERES: Requerimento preenchido em formulário próprio do Conselho Municipal de Cultura de Castelo, Currículo do Mestre, CNPJ (quando houver), RG, CPF, Demais registros (se houver), Comprovação de carreira: histórico, fotos, folders, recortes, declarações, entre outros. CELEBRAÇÕES: Caberá ao Conselho Municipal de Cultura de Castelo indicar as celebrações ou analisar as solicitações, quando houver.

 

-Registro das Formas de Expressão: Requerimento preenchido em formulário próprio do Conselho Municipal de Cultura de Castelo, Currículo do Grupo ou Artista, CNPJ (quando houver), RG, CPF, demais registros (se houver), Comprovação de carreira: histórico, fotos, folders, recortes, declarações, entre outros.

 

-Registro dos Lugares e Paisagens: Caberá ao Conselho Municipal de Cultura de Castelo indicar os lugares ou paisagens ou analisar as solicitações, quando houver.

 

-Registro das Entidades Culturais: Requerimento preenchido em formulário próprio do Conselho Municipal de Cultura de Castelo, Cópia do Estatuto, Cópia da ata de eleição da atual diretoria, registrada em cartório, Cópia atualizada do CNPJ, Declaração de funcionamento assinado pelo representante legal da entidade, Histórico da Instituição, Plano de Ação da entidade do ano em curso, Relatório de Atividades do ano anterior, Declaração de Funcionamento emitido pela SEMTURC – Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Castelo.

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