Alunos de altas habilidades desenvolvem projeto sobre a língua italiana

Fazer as compras do mês pode ser uma tarefa comum para muitas pessoas, mas para os moradores do distrito de Pedra Azul, localizado no município de Domingos Martins, a atividade pode servir para ampliar o conhecimento sobre um idioma diferente. Este é o resultado do projeto “Aulas de Italiano”, desenvolvido por seis estudantes da Escola Estadual Pedreiras que participam da sala de recurso (altas habilidades).

 

Em uma parceria realizada com um supermercado da região, as estudantes estão etiquetando diversos produtos alimentícios com o nome que eles recebem na língua italiana. O objetivo é estimular o interesse, tanto dos alunos quanto dos estudantes, pelo idioma e permitir que o conhecimento produzido dentro do ambiente escolar seja levado para a comunidade.

 

“Esta é uma oportunidade de ensinar coisas novas. O supermercado é um lugar comum, onde muitas pessoas entram diariamente. Nós podemos levar o conhecimento também para lá”, disse a professora de altas habilidades, Sandra Canal. Ela destaca que esta é uma forma de resgate de parte da cultura presente na localidade, já que muitos moradores de Domingos Martins são descendentes de italiano.

 

O trabalho começou no início do ano letivo de 2013, quando estas alunas mostraram interesse pela língua italiana. Para que elas pudessem ampliar o conhecimento, Sandra convidou a professora Franceleide Monhol, para ensinar o idioma para as alunas, voluntariamente. As aulas acontecem todas as quartas-feiras, durante o contraturno.

 

Sandra conta como foi o processo até chegar nesse estágio. “Primeiro elas aprenderam o básico. Depois, quando percebemos que já possuíam uma bagagem maior, começamos a trabalhar com a comunidade. E já começamos a sentir o retorno das pessoas, que passaram a perguntar o que era, o que significava e como pronunciava’, conta.

 

Atualmente, os produtos que estão sendo trabalhados são os alimentícios. Mas, com o sucesso da ação, a professora diz que a intenção é que, até o final do ano, todos os produtos do supermercado estejam com a etiqueta.

Confira mais Notícias

Estudantes de Conceição do Castelo conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Estudantes de Conceição do Castelo vivenciam experiências do Programa Escola do Futuro na Escola Elisa Paiva

Educação

Venda Nova lança o projeto “Leia Para Mim” em todas as escolas municipais de Educação Infantil

Venda Nova do Imigrante lança edital para o prêmio “Educadores que Inspiram”

Senac-ES oferece 310 vagas em cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (21)

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova