Primeira turma do JovemCoop de Venda Nova se forma

No último sábado (09), 26 alunos do Programa JovemCoop de Venda Nova do Imigrante se formaram. O JovemCoop tem como objetivo promover a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas, estimulando os jovens a participar ativamente do negócio da cooperativa, além de promover o empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

 

Por meio do Programa, os jovens são capacitados para conhecer e gerir o negócio cooperativo; desenvolver habilidades de lidar com ambientes multiculturais, tomar decisões estratégicas, gerenciar conflitos e negociar. Além disso, eles passam a conhecer o ambiente cooperativo na qual estão inseridos.

 

Essa turma que hoje segue formada dentro dos princípios cooperativistas, permaneceu estudando por mais de dois anos, aos sábados, de quinze em quinze dias por um dia inteiro. E isso só foi possível através da parceria das cooperativas: Pronova, Sicoob Sul Serrano, Coopeducar, Coopeavi e Serrana com o Sistema OCB-SESCOOP/ES.

 

Os 26 formandos:

 

Alex Zulcon Meneguetti

Alliny Zavarize Dala Costa

Ana Carolina Dzieva

Carina de Oliveira Pereira

Clodoaldo Spadeto Ambrozim

Crislaine Rodrigues da Silva Sorti

Denes Derkian Ribeiro Côco

Edílio Soares de Paula

Fernanda Paula de Oliveira

Flavia Aparecida C. Souza Ribeiro

Francieli Kunzendorff Majeski

Francielle Nunes Vieira

Gabriella Merôto Dela Costa

Gilberta Grecco Meneghetti

Gilmar Mareto Meirelles

Higor Della Costa

Hionara Dela Costa Bermond

José Augusto Bósio

Juliana Camporez Côco

Keila Karla Petter Camporêz

Larissa Zambom Côco

Mauricio Ribeiro Toze

Patricia Eler Vargas

Rananza Zavarêz  de Paula

Thais Bermond Zavarize

Vagner Gonçalves Souza

 

Confira abaixo o depoimento de diversas pessoas envolvidas na formação desses alunos:

 

Esthério Sebastião Colnago, presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES: Para o Sistema é uma alegria imensa ver esses jovens formados, pois estão terminando esses dois anos de curso cooperativistas e prontos para atuar nas cooperativas da região, do Estado e do país todo, pois os princípios não mudam e o futuro precisa do cooperativismo, só assim conseguiremos mudar o mundo economicamente e socialmente pra melhor! Parabéns aos jovens e às cooperativas apoiadoras, pois sem elas o Programa não existiria.

 

Carlos André Santos de Oliveira, superintendente do Sistema OCB-SESCOOP/ES: Mesmo sabendo que inicialmente essa turma era maior do que a quantidade de alunos que está se formando hoje, fico feliz em vê-los aqui, prontos para atuar no cooperativismo, seja trabalhando ou fazendo parte de conselhos e até entendendo melhor o negócio da família deles. Já demos o pontapé inicial para essa cultura cooperativista, agora é com eles! Tenho certeza que sabem do investimento que o Sistema e as Cooperativas apoiadoras dão, é um investimento enorme, pois tudo é oferecido pelos apoiadores e os alunos entram apenas com a vontade de aprender. Uma pena quem não terminou o curso e para quem ainda não fez, um grande incentivo!

 

Argeo João Uliana, presidente da Coopeavi: É sempre uma alegria participar de um evento do cooperativismo, pois cada passo é a concretização de que o cooperativismo vai crescer, vai se desenvolver e isso é muito importante para nós, porque hoje, sem o cooperativismo fica muito mais difícil de progredirmos. Eu só acho eu ao invés de estarem se formando 25 alunos, deveriam estar formando 225, mas sabemos que já está lançada uma semente. Hoje, na contratação de colaboradores, essas pessoas que se formaram tem uma oportunidade maior. Na Coopeavi temos ex-alunos que hoje são bons colaboradores, que o curso teve muita valia.

 

Domingos Roberto Feitosa Perim, diretor vice-presidente do Sicoob Sul Serrano, aqui representando o presidente, Cleto Venturim: Estou muito contente em ter sido convidado para participar dessa celebração de formatura, pois é a certeza de que esses jovens sairão daqui muito mais bem preparados para contribuir para uma sociedade economicamente mais viável, socialmente mais justa, politicamente mais democráticos, enfim, mais cooperativistas. Somos parceiros sempre, seja na contratação desses ex-alunos quando houver vaga, seja no apoio ao Sistema OCB-SESCOOP/ES para a formação de novas turmas!

 

Diomar Vazzoler, presidente da Coopeducar: É uma satisfação vê-los formando. Nós que vimos a turma evoluir, participamos de apresentações, reuniões e encontros, é um grande prazer estar aqui hoje! Para nós cooperativistas é muito importante essa educação, essa formação de jovens cooperativistas, inclusive para a nossa região não existem argumentos que me dizem o contrário, mas sim que o Programa é muito proveitoso. E tudo que vier agregar valores ao cooperativismo, estamos prontos para colaborar, apoiar e participar.

 

Ágata Gislene Leal Pecine, coordenadora do JovemCoop de Venda Nova do Imigrante: Passar por esses dois anos foi muito prazeroso, os alunos são muito bons, os professores muito queridos e hoje é uma realização pra mim e sou muito grata por tudo que aconteceu comigo e com os meninos, pois é uma conquista! Tenho certeza que o futuro de cada um deles será brilhante, pois vejo que entraram meninos e saíram homens e mulheres formados.

 

Alliny Zavarize Dala Costa, formanda: Não tenho palavras para descrever o quanto estou emocionada nesse dia, foram mais de dois anos de um convívio muito intenso com pessoas muito legais, onde aprendemos muita coisa boa. No início passei como suplente e já estava até desistindo de participar, mas quando assisti a primeira aula, me encantei e nunca mais faltei. Me sinto muito honrada de estar aqui com todos que chegaram até o fim e espero que muitas portas se abram para mim e para todos que estão se formando, pois esse é o melhor caminho pra mudar o mundo e tornar o mundo melhor.

 

Edílio Soares de Paula, formando: Cada dia que passou tivemos um aprendizado diferente, nós entramos com uma consciência, um objetivo e com o passar dos anos, nós fomos aprimorando nossos conhecimentos e o objetivo foi sendo alcançado de maneira frequente. Esses sábados de conhecimento nos motivaram a levar esses dois anos e ter crescimento profissional e pessoal. O nosso objetivo é ter uma vida mais centrada tanto na parte profissional, dos princípios cooperativistas como na vida, aprendendo o que a gente gosta e que quer viver fazendo.

 

Flávia Aparecida Carvalho de Souza Ribeiro, formanda: Eu não me canso de dizer que o JovemCoop foi um divisor de águas em minha vida, eu era uma pessoa antes e hoje sou outra. Minha família se envolveu muito comigo durante esse processo e isso me deu muita força para ir em frente… Eu comecei no Programa e estava em uma cooperativa, hoje não estou mais, mas tenho vontade de voltar pois acredito muito na filosofia do Cooperativismo, acredito muito nas Cooperativas do ES e acho que qualquer um de nós, jovens do JovemCoop, ingressarmos em qualquer uma delas, vamos somar muito e fazer a diferença. E para o meu futuro espero só coisas boas!

 

Norma de Lurdes Zavarize, mãe da Formanda Taís: Eu estou muito feliz e orgulhosa de ver minha filha e seus colegas se formando. A Taís sempre foi muito esforçada com os estudos e estou muito alegre em estar participando de sua formatura do JovemCoop.

 

Lurdes Meneguetti, mãe do formando Alex: É uma emoção muito grande de estar participando da formatura, pois é mais uma etapa da vida dele que está mudando e também me emociono em ver o quanto ele aprendeu com o curso, principalmente a questão de partilhar, a maneira de agir e o profissional que ele é também. O curso valeu muito a pena!    

Confira mais Notícias

Resultado do Sicoob ES alcança o recorde de R$ 873 milhões em 2022

Coopeavi: inscrições para cursos online gratuitos vão até o próximo sábado (25)

Sicoob Sul-Serrano apresenta resultados para os associados

Vagas do Condomínio Avícola de Santa Teresa serão ampliadas com novo galpão em 2020

Venda Nova é destaque entre os finalistas do Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Coopeavi entre as 200 maiores e melhores empresas do ES

Cooperativa vai construir maior usina solar do Estado

Reportagem da Coopeducar ganha prêmio cooperativista