Geral

Polêmico, Horário de Verão começa no próximo fim de semana

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

O Horário Brasileiro de Verão começa no próximo fim de semana em dez estados, além do Distrito Federal. Os relógios devem ser adiantados em uma hora à meia-noite do sábado para o domingo (19). No Espírito Santo, os 80 Megawatts poupados pelo horário diferenciado seriam suficientes para iluminar o município de Aracruz, segundo a EDP, concessionária de energia no Estado. A medida, criada para fazer o país economizar energia elétrica, agrada a algumas pessoas e incomoda outras.

A previsão do Governo Federal é economizar R$ 278 milhões com o horário diferenciado e reduzir 4,5% da demanda no Brasil no momento de maior consumo, que vai das 18h às 22h. “Com o Horário de Verão, buscamos um melhor aproveitamento da luz do sol e maior racionalidade no uso da eletricidade", afirma o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.

Para o consumidor, no entanto, o relógio adiantado pode não trazer economia. Na verdade, a conta pode acabar ficando mais cara, uma vez que alguns hábitos da estação fazem aumentar o consumo de energia elétrica, como deixar os ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado ligados por mais tempo. O objetivo do Horário de Verão é evitar a sobrecarga na demanda por energia no país. Para prevenir gastos excessivos no verão, a EDP relacionou algumas dicas para os clientes (confira no fim desta matéria).

Economia à parte, a mudança no relógio divide opiniões. A dona de casa Elenice Maria Carvalho (43) é uma das pessoas que não aprova a mudança. “Eu acho péssimo! Temos que acordar uma hora mais cedo e é mais cansativo. Quando começamos a nos acostumar, já está terminando o período de horário diferenciado”, conta Elenice.

A vendedora Deidiane é adventista e vê benefícios no Horário de Verão, porque pode aproveitar o tempo extra de sol às sextas-feiras – Foto: Valdinei Guimarães

Já a vendedora Deidiane Faria Barbosa (33) gosta da hora a mais de sol. “A gente começa a trabalhar ‘mais cedo’, mas, em compensação, saímos antes do trabalho e temos mais tempo de realizar as tarefas de casa de casa. Para mim, que sou adventista, o tempo extra de luz natural na sexta-feira facilita minha vida, porque posso chegar em casa e arrumar tudo, fazer a janta e tomar banho antes que o sol se ponha”, explica a vendedora.

O Horário Brasileiro de Verão vai durar 126 dias, terminando em 22 de fevereiro de 2015. Confira as dicas da EDP para economizar durante a estação:

 

Iluminação

* Durante o horário de verão, o dia tem mais tempo de iluminação solar. Por isso, abra as cortinas e utilize menos as lâmpadas.

* Quando a iluminação natural não for suficiente, utilize lâmpadas fluorescentes. A incandescente têm custo menor, mas a fluorescente compacta é quatro vezes mais eficiente e dura de oito a dez vezes mais.

* Utilize somente lâmpadas de voltagem compatível com a rede local da concessionária.

* Dê preferência a cores claras na hora de pintar a parte interna da residência. As tonalidades escuras exigem lâmpadas mais potentes.

* Mantenha a rede elétrica interna da residência em bom estado e equilibrada.

 

Chuveiro

* Sempre que possível, use o chuveiro na posição "Verão" – a economia pode chegar a 30%.

* Limite seu tempo de banho. O ideal é de cinco a oito minutos.

* Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento no consumo de energia elétrica.

 

Refrigerador ou freezer

* O aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.

* Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer.

* A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio.

* Regule o termostato adequadamente às estações frias e quentes do ano. Consulte o manual do fabricante.

* Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Mantenha-o distante da parede, conforme instruções do manual (em média, 20 centímetros).

* Caso o equipamento tenha mais de dez anos, comece a pensar na possibilidade de substituí-lo, e, na hora da compra, verifique a existência do selo Procel, que garante economia e eficiência energética.

 

Ar-condicionado

* Utilize o equipamento somente em ambientes fechados. Janelas e portas devem estar bem vedadas.

* Na hora da compra, avalie a potência do equipamento de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho