Os agricultores familiares do Estado podem encontrar na uva uma importante alternativa para diversificação de sua produção. Para fomentar essa cultura o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura Municipal de Domingos Martins, realizam um dia especial sobre a Cultura da Uva.
O evento, que acontece nesta sexta-feira (20), foi divido em duas partes: pela manhã serão ministradas palestras sobre o “Panorama e Perspectivas da Vitivinicultura”, a “Retrospectiva das ações já realizadas”; e o “Mercado e comercialização de uvas”. Já no período da tarde serão realizadas demonstrações em duas estações: de métodos de condução e poda da videira e enxertia.
São esperados agricultores de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Afonso Cláudio, Vargem Alta, Muniz Freire, Alfredo Chaves e Santa Teresa que irão receber informações para melhoria da qualidade dos frutos e técnicas para cultivos para aumentar a produtividade.
“Essa é uma atividade em expansão na Região Serrana do Espírito Santo e a cada dia é crescente o número de agricultores que descobrem as possibilidades da uva tanto para consumo in natura quanto para elaboração de vinhos, sucos e derivados. Essa versatilidade viabiliza o agroturismo nas propriedades rurais que geram mais uma fonte de renda”, aponta uma das organizadoras do evento a pesquisadora Maria Elizabete Oliveira Abaurre.
Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, são vários os fatores que têm contribuído para a expansão da vitivinicultura no Estado. “Além do acompanhamento técnico dos produtores e o investimento dos mesmos em tecnologias, a demanda pela uva de mesa e de processamento tem crescido de forma significativa, acompanhada pelo aumento do agroturismo nas propriedades rurais”, afirma.
Os produtores interessados em participar podem realizar as inscrições na abertura do evento. As inscrições são gratuitas.
Polo de Uva
Como forma de atender as demandas do comércio local e regional, das indústrias artesanais de vinho e oferecer mais uma opção de renda com garantia de mercado para os produtores rurais, o Governo do Espírito Santo, por meio do Incaper e da Seag, em articulação com as prefeituras municipais, criou o Polo de Uva de Mesa e Vinho no Estado.
Atualmente o Polo de Uva possui uma área de 45 ha cultivados com a cultura, envolvendo cerca de 150 agricultores familiares. Em 2010, a Seag distribuiu 10 mil mudas para produtores das espécies Niágara Rosada e Isabel. A produção estimada é de cerca de 700 toneladas da fruta in natura, aproximadamente 300 mil litros de vinho e cerca de 50 mil litros de suco, dentre outros produtos derivados da uva.
Os principais municípios produtores da fruta no Estado são: Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã e Mantenópolis. Dentre eles, destaca-se Santa Teresa, que detém aproximadamente 80% da produção estadual.
Serviço:
Dia especial sobre a cultura da uva
Data: 20 de julho 2012 (sexta-feira)
Horário: a partir das 08 horas
Locais:
Manhã: Auditório do CRAS – Ponto Alto – Distrito de Parajú – Domingos Martins
Tarde: Propriedade do Sr. Gesan de Almeida Alves (Zito) – Ponto Alto – Domingos Martins
Programação:
08 horas – Recepção dos participantes
08h30min – Abertura oficial
Palestras:
09 horas – Panorama e perspectivas da vitivinicultura
Palestrante: Carlos Alberto Sangalli – Extensionista do Incaper
10h30min – Retrospectiva das ações já realizadas
Ater Hand – Técnico da Prefeitura de Domingos Martins
11 horas – Mercado e comercialização de uvas
Hemerval Guerini – Extensionista do Incaper
11h40min – Almoço
13 horas – Demonstração de método
Estação 01: Condução e poda da videira
Estação 02: Enxertia
15h30min – Encerramento