Sustentabilidade, um desafio para os chefs do 2º Pedra Azul Gourmet

Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

Além dos jantares harmonizados do 2º Pedra Azul Gourmet, que acontecerá de 21 a 30 deste mês, em Pedra Azul e Venda Nova, cada restaurante participante vai oferecer um prato ícone baseado na sustentabilidade. Os chefs foram desafiados a incluir no cardápio produtos feitos a partir de princípios sustentáveis. As informações são da Associação Turística de Pedra Azul- ATPA, organizadora do evento.

 

“Desafiamos os chefs a criarem pratos com produtos dos seus ‘quintais’ e cada um fundamentou a sustentabilidade como pano de fundo”, destaca Dâmaris Lorenzoni, uma das organizadoras.

 

Diante dessa proposta, o chef Fernando Lorenzoni (Restaurante Don Lorenzoni), de Venda Nova, criou o “Pato laqueado com calda de kinkan”, acompanhado de arroz negro com pupunha com macadâmias.

 

Fernando justifica que o pato vem do Sítio Falqueto, o Kinkan é produzido no quintal da sua casa, o arroz negro, do Empossado (Afonso Claudio), a pupunha do lote também é do seu quintal e, para finalizar, as macadâmias são produzidas por Sônia Galvão, de Castelo.

Já o Restaurante Valsugana participa este ano com o“Frango orgânico Domaine em baixa temperatura com fricassé de cogumelos e späzle”. O prato traz quase inteiramente ingredientes encontrados na região de Pedra Azul e, no máximo, a 20 quilômetros da localidade.

 

O frango da Estação Agroecológica Domaine Île de France é o único certificado orgânico do Brasil, enquanto os cogumelos são colhidos diariamente na região, sempre frescos e saudáveis. É um produto que se beneficia das matas preservadas, pois precisam de sua humidade e sombreamento.

Confira outros pratos ícones do 2º Pedra Azul Gourmet:

 

Alecrim- Cozinha Artesanal: Filé mignon suíno, em crosta de macadâmias, acompanha pirê de feijão grandão vermelho, couve crocante e cebolas caramelizadas.

 

Espaço Vellozia: Ravioli Caipira

 

Parque do China: Filé de tilápia grelhada no azeite ao molho de alcaparras, guarnecida com mousseline de baroa e arroz com brócolis

 

Restaurante Pedra Bela: Filé de tilápia grelhado ao agridoce de mel de engenho com trio de tubérculos da região ao pesto de coentro

Chef vai comemorar 80 anos durante festival

 

Durante o 2º Pedra Azul Gourmet, o chef José Hugo Celidôneo vai comemorar 80 anos, com direito a aula show para os participantes. Diferente da primeira edição, este ano o festival contará com uma arena gourmet, montada na entrada do Parque Estadual de Pedra Azul, onde ocorrerão duas aulas show. A outra será comandada pelo chef Claude Troigros (foto acima).

Confira mais Notícias

Pedra Azul terá encontro com vinícolas chilenas

Inscrições abertas para a 10ª Edição do Festival Brasil Sabor

Série chefs estrangeiros: italiano incrementa cardápio do Don Lorenzoni Due

Série chefs estrangeiros: a legítima comida portuguesa nas montanhas

Festival de Comida Alemã vai até 07 de dezembro em Domingos Martins

Santa Maria de Jetibá recebe Festival Sabor dos Imigrantes nesta sexta (19)

Festival gastronômico reúne delícias em Domingos Martins

Cardápio do Bela Aurora traz nhoque com mais de século de tradição