Releituras de artistas famosos na passarela da Coopeducar

Dentro da programação da Noite Cultural, dias 22 e 23 deste mês, a Cooperativa Regional de Educação e Cultura de Venda Nova- Coopeducar vai mostrar como materiais improváveis podem virar moda. No próximo dia 22, às 19 horas, na quadra da escola da cooperativa, alunos do sétimo e oitavo anos vão levar para a passarela vestidos inspirados nas obras de pintores famosos.

 

O desfile promete mostrar a importância da reutilização de materiais diversos, dentro do “Conceito dos 4 Rs” praticado na cooperativa de ensino. Os trabalhos começaram no início de agosto, na disciplina de artes, com o professor Emerson Amorim. Em grupos, os alunos escolheram os artistas, suas respectivas obras e, a partir dessas, escolheram algum elemento para esboçar os croquis para a produção dos modelos.

 

“As releituras vão do clássico Monet à irreverência da pop art de Andy Wahrol. Todos ficaram bem livres nas suas escolhas”, destacou o professor.

 

Ainda segundo o professor de artes, a reutilização nos materiais foi levada a sério pelos alunos. As folhas são desidratadas, os tecidos, doados pelos pais, assim como bijuterias, miçangas e retalhos. Desde o maternal 2 até o Ensino Médio, todas as famílias colaboraram.

 

Mais que uma atividade escolar, o que se pretende com o evento do próximo dia 22 é inspirar o público. “É possível sim levar da passarela para a prática. Será mais um desafio para a próxima turma do oitavo ano da Coopeducar”, disse Emerson. Em 2011, os alunos da Coopeducar fizeram muito sucesso com a realização de um desfile de moda com lixo reaproveitado durante a Feira de Ciências.

Segundo dia

 

O segundo dia da Noite Cultural vai trazer uma variedade de atrações, envolvendo todas as turmas em apresentações de teatro, música e arte. Os alunos do G3 ao G5 vão apresentar uma releitura de parte do musical “Alice no País das Maravilhas”, em que a protagonista traz consigo a expectativa por um mundo particular, recoberto de magias e fantasias infantis.

 

Os alunos do primeiro ano vão fazer uma apresentação baseada no livro “Romeu e Julieta” de Ruth Rocha, que mostra um mundo separado por cores que não podem se misturar. A turma do segundo ano fica responsável pela contação de história, falando de uma formiga que andava distraída e ficou presa pela neve.

 

A cultura de Venda Nova do Imigrante mostrada em flashes da paisagem atual e na herança musical dos primeiros personagens da história do município é o que terceiro ano preparou para o evento. O teatro de sombras fica a cargo do quarto ano, com a adaptação de “João Bobo e o Segredo da Princesa”.

 

O quinto ano vai apresentar os classificados poéticos, brincando de criar a partir do inusitado, com base em: poesias que se transformam em anúncios ou anúncios que se transformam em poesias?

 

A música também vai marcar presença na Noite Cultural. Os alunos do sexto ano vão apresentar a canção “Glad you came”, da banda The Wanted. Em “Filosofreak: estranhas filosofias”, a segunda série do ensino médio vai trazer a academia de Platão para os dias atuais.

 

E os estudantes do oitavo ano à segunda série do ensino médio vão apresentar o “Momento Celebridades”, que envolve a visita do presidente americano Barack Obama, músicas autorais, monólogo do “Y” e comédia do improviso.

 

A Noite Cultural é um evento que contempla e envolve toda a Coopeducar, numa confraternização. É uma forma de apresentar alguns trabalhos feitos pelos alunos durante o ano e em 2012 chega à sexta edição.

Confira mais Notícias

Resultado do Sicoob ES alcança o recorde de R$ 873 milhões em 2022

Coopeavi: inscrições para cursos online gratuitos vão até o próximo sábado (25)

Sicoob Sul-Serrano apresenta resultados para os associados

Vagas do Condomínio Avícola de Santa Teresa serão ampliadas com novo galpão em 2020

Venda Nova é destaque entre os finalistas do Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Coopeavi entre as 200 maiores e melhores empresas do ES

Cooperativa vai construir maior usina solar do Estado

Reportagem da Coopeducar ganha prêmio cooperativista