A Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova vai realizar este ano um trabalho voltado para aumentar a participação das mulheres na cooperativa e também na gestão das suas propriedades. O trabalho, que tem apoio da OCB/Sescoop- ES, será feito dentro do projeto Governança Cooperativista, com a consultora Andrea Salerno e as funcionárias da cooperativa Jackeline Uliana Donna e Ednea Behrend Falqueto, que pretendem formar um Grupo de Mulheres.
A ação será desenvolvida com mulheres da comunidade de Vila Pontões, em Afonso Cláudio, que já participam do treinamento de pós-colheita e noções básicas de classificação e degustação de cafés, além de esposas e filhas de cooperados dessa comunidade.
O primeiro encontro do grupo foi realizado na manhã desta terça-feira (05), com a participação de 11 mulheres, dentro da programação do projeto Governança Cooperativa. As participantes realizaram algumas atividades, entre elas uma dinâmica de apresentação em que falaram sobre família, hábitos do dia a dia e o que esperam do curso.
“Nesse primeiro momento, o objetivo é a sensibilização dessas participantes, mostrando a elas a importância do grupo”, destacou a gerente de certificação da Pronova, Jackeline Uliana Donna.
Reuniões
Durante o ano, serão feitas seis reuniões que vão trabalhar os seguintes temas principais: conhecendo e desenvolvendo o grupo; a força do cooperativismo e exemplo da Pronova; mulheres empreendedoras; liderando mudanças – quebra de paradigmas; Visão de futuro: elaboração de um plano de trabalho para o grupo; e fortalecendo a prática cooperativista.
Governança Cooperativa
Nesta terça (05) e quarta-feiras (06), a Pronova dá início a outras atividades do projeto Governança Cooperativa em 2013. Mais uma vez, a consultora Andrea Salerno vai se reunir com o Comitê de Produtores, com funcionários e com a diretoria para tratar de diversos assuntos de interesse da Pronova e seus cooperados.