Afonso Cláudio celebra a reabertura do Centro Cultural José Ribeiro Tristão

A noite desta sexta-feira (1º) foi um momento de celebração para a cena cultural de Afonso Cláudio e região. É que na ocasiãofoi entregue para a população do município o Centro Cultural José Ribeiro Tristão – espaço completamente reformado e dotado de equipamentos adequados a espetáculos cênicos e musicais de grande porte. O novo teatro com cerca de 350 lugares ficou lotado numa demonstração do quanto a comunidade esperava para ver o Centro voltar a funcionar.

 

Após a cerimônia oficial, o público presente assistiu ao concerto da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) sob a regência do maestro Leonardo David e com a participação do violinista Daniel Guedes. A apresentação da Ofes também dá início a uma extensa programação artístico-cultural de reinauguração que vai até o final de março.

O direito ao desenvolvimento cultural

 

O governador Renato Casagrande ressaltou que a atividade cultural é um importante instrumento para o desenvolvimento e promoção do Espírito Santo. “A cultura é um elemento estratégico para a inserção nacional e internacional do nosso Estado e a identidade capixaba é marcada pela diversidade cultural. Este espaço possibilitará que os cidadãos de Afonso Cláudio e região se expressem e exercitem os seus talentos artísticos, o que é fundamental para o desenvolvimento cultural do Estado”, disse o governador.

 

Segundo o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Maurício José da Silva, a criação de teatros e de outros espaços culturais é um dos caminhos para garantir que a população capixaba tenha acesso pleno aos meios de produção e fruição cultural. “Aparelhos culturais como um teatro funcionam como catalisadores do fazer cultural. Ao entrar em funcionamento, um espaço como este possibilitará a oferta de programações diversificadas e coloca o município e região na rota de espetáculos estaduais e nacionais”, completa.

 

Para o prefeito de Afonso Cláudio, Wilson Berger Costa, com a reinauguração, os artistas e produtores culturais locais passam a contar com um espaço adequado e bem estruturado capaz de suprir as suas necessidades. “Nossos grupos ganham novo incentivo e motivação, fortalecemos e fomentamos a cultura de Afonso Cláudio. A programação do espaço passará a ser um atrativo para turistas que visitarem o município e região, além abrirmos as portas para intercâmbios com grupos da região das montanhas capixabas e de todo o Estado”, completa o prefeito.

Sobre o espaço

 

Localizado sobre uma colina, o imóvel onde funciona o Centro Cultural foi construído pela família Tristão na década de 1980 e possibilita uma vista panorâmica da cidade de Afonso Cláudio. A sua fachada é uma réplica das ‘Casas Tristão’ e foi doada ao município pela Fundação Jonice Tristão no início da década de 1990. Após a doação juntamente com o Parque Florestal em sua vizinhança, o local tornou-se um ponto de encontro e importante palco para espetáculos cênicos e musicais, o espaço manteve conservadas as suas características arquitetônicas e passa a ter a sua utilização potencializada, desde o hall de entrada até o camarim.

 

Presente na cerimônia de reabertura, aos 83 anos o empresário Jonice Tristão, filho de José Ribeiro Tristão, comemorou a sua trajetória na cidade de Afonso Cláudio. Vindos do município mineiro de Mutum, a família Tristão montou negócios e prosperou com a exportação com café.  “Aqui fomos muito bem acolhidos, a finalização dessa obra é uma grande alegria e uma forma de reconhecer as conquistas que Afonso Cláudio nos possibilitou”, afirmou o empresário que também foi homenageado durante a cerimônia de reinauguração.

 

As obras para reforma e readequação do imóvel tiverem início em 2009. As principais mudanças possibilitadas pelo investimento no espaço foram a acessibilidade para as pessoas com deficiência, uma melhor visibilidade do palco por meio da inserção de degraus na plateia, a implantação de equipamentos de cenotécnica e a melhoria na acústica do palco. O Centro passa a contar com uma plateia de 328 lugares, mais 5 assentos para cadeirantes e um mezanino. Dessa forma, Afonso Cláudio e região dispõem de um espaço para receber peças, espetáculos e shows de maior porte, além de atender aos grupos e artistas locais.

Um espaço para a comunidade

 

O Centro Cultural José Ribeiro Tristão sediou as três edições do Festival de Teatro de Afonso Cláudio. O evento é um marco para a história cultural local, pois, além de mobilizar um grande público em torno da sua programação, estimulou a criação de diversos grupos de teatro. Em sua última edição, chegou a atuar cerca de dez grupos de Afonso Cláudio, hoje apenas três estão ativos.

 

Para a atriz, diretora de teatro e professora de ensino fundamental Erezi Camporez Della Costa, a volta do funcionamento do Centro Cultural animará os grupos existentes e estimulará a criação de novas iniciativas. “Comecei a atuar no Festival de Teatro que acontecia no Centro. Ao entrar no novo teatro, fiquei emocionada com as dimensões e com a qualidade no espaço. O período em que o Centro ficou fechado devido às obras nos fez muita falta, mas as melhorias certamente trazem um novo ânimo”, conta.

 

Quem concorda com Erezi é o professor e diretor de teatro Fernando Telles. Segundo ele, com as edições do Festival de Teatro os grupos tinham a chance de sair das escolas e igrejas para se apresentarem para um público maior. “Temos o sentimento de que, com a reabertura do Centro Cultural, o nosso trabalho é mais valorizado e reconhecido. Estávamos muito ansiosos para mostrarmos nossa criação no novo palco”, confessa.

 

E não é apenas a classe artística que está entusiasmada com a reinauguração do Centro Cultural. O vereador Otávio Saiter Filho acredita que a dinamização da cultura do município é algo muito bem vindo, pois, “juntamente com a atividade turística, a diversidade de expressões culturais locais colocará o município em posição de destaque no Estado”, afirma.

 

No que depender do poder municipal, a utilização do espaço pela comunidade será amplamente democratizada e potencializada. O secretário municipal de Cultura e Turismo de Afonso Cláudio, Paulo Falqueto, não esconde a emoção diante da reabertura do Centro Cultural e diz que o poder público municipal quer ter a sociedade civil como principal parceira na gestão do equipamento cultural. “O Centro Cultural José Ribeiro Tristão estará aberto para as mais diversas expressões e linguagens artístico-culturais. Além da programação de espetáculos e peças, o espaço também deverá abrigar atividades de formação e de intercâmbio”, completa.

 

O projeto da reforma integra as atividades do Programa de Gestão e Criação de Espaços Culturais desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). A execução da obra foi feita por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio com a Secult. A gestão do espaço é de competência do poder municipal.

 

Abaixo, a programação de reinauguração do Centro Cultural José Ribeiro Tristão (todas as atividades têm entrada franca):

 

Sábado (02/03)

"Show CapixabicES" de Gardênia Marques (Circulação Cultural da Secult) – 19 horas

 

Domingo (03/03)

Peça "Sono e Sonhos" do Grupo de Teatro Rerigtiba (Circulação Cultural Secult) – 19 horas

 

Segunda-feira (04/03)

"Show Autorretrato" Denise Dalmacchio  (Circulação Cultural Secult) – 19 horas

 

Terça-feira (05/03)

Fernando Duarte Trio – (Circulação Cultural Secult) – 19 horas

 

Quarta-feira (06/03)

Eleição do Conselho Municipal de Cultura – 16 horas

Quarteto de Cordas da Cidade de Vitória (Circulação Cultural Secult) – 19 horas

 

Quinta-feira (07/03)

Peça “Pluft o Fantasminha” do Grupo de Teatro EM “Jorge Haddad” – 18 horas

Show Gospel com Davi Bastos e Companhia – 20 horas

 

Sexta-feira (08/03)

"Show Bem-Vindo ao Retorno" do Vitrola de 3  (Circulação Cultural Secult) – 19 horas

 

Sábado (09/03)

Espetáculo "Macuenda Maquilza"  da Cia da Dança Afro Negraô  – 19 horas

 

Domingo (10/03)

Peça “A Menina” com Fabíola Buzim, direção de Virgínia Jorge (Circulação Cultural Secult) – 19 horas

 

De 1º a 31 de março de 2013

Exposição Dina Sfat (retratos da atriz) – Foyer do teatro

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas