Centro Cultural e Turístico completa um ano de funcionamento

Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

A Venda Nova idealizada por Máximo Zandonadi vive um momento onde a cultura e o turismo se fortalecem com o seu maior projeto. Há um ano, o sonho daquele que tanto desejou ver a juventude do lugar onde nasceu ligada às artes se concretizou com a inauguração do Centro Cultural e Turístico. Com a Prefeitura sendo depositária e gerenciadora dos recursos, sempre com a colaboração do quadro executivo da Fundação Máximo Zandonadi- FMZ e de outras instituições públicas e privadas, hoje Venda Nova está na rota de espetáculos estaduais, nacionais e até internacionais abertos ao público de toda a região.

 

De 9 de março de 2012, data oficial da sua inauguração até agora passaram pelo Centro Cultural e Turístico 28.550 pessoas, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Turismo. Esse público participou de 148 eventos de naturezas diversas (culturais, palestras e conferências e de formação profissional) e também frequenta as aulas de música, dança e capoeira, no imenso salão do primeiro pavimento.

 

Isso mostra a variedade de atrativos do complexo construído com a união dos esforços da FMZ, do Ministério do Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo e da Prefeitura local. Justifica ainda como o esforço de uma equipe, trabalhando nos mínimos detalhes cada etapa do processo (busca de recursos, projeto da obra, compra de equipamentos e instrumentos musicais), fez erguer ao lado da Igreja de Santa Teresinha um lugar de convívio agradável e aberto a todo tipo de talento.

 

E mostra também como lideranças articuladas com todos os setores de governança podem fomentar o Centro Cultural e Turístico com ações durante todo o ano. É nesse contexto que entra o bispo da Diocese de Colatina e presidente do Conselho Curador da FMZ, dom Décio Sossai Zandonadi, o primogênito de Máximo Zandonadi que traz no DNA o amor pelas artes e a realização pessoal com o progresso local.

 

“É uma alegria muito grande ver o Centro Cultural completar seu primeiro ano. O empreendimento sempre foi cercado pelo otimismo, mas também pelo medo de ser mais um monumento grande e sem utilidade na cidade. Mas quando vemos que quase 30 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural em um ano, o coração explode de alegria”, declarou o bispo.

 

Dom Décio diz acreditar ser o Centro Cultural e Turístico responsável pela qualidade de vida superior na cidade. “Ele dá oportunidade aos moradores de Venda Nova e região se encontrarem com a verdade, com a beleza e com a vida. Por ali passam espetáculos de qualidade, crianças e jovens estão aprendendo a arte musical mais acabada e o teatro é um meio de o artista expressar sua própria identidade. Muita gratidão a Deus por ver o espaço assim.”

 

Atualmente assessor especial da Secretaria de Estado do Turismo, o ex-vereador Marco Grillo acompanhou todas as etapas para a construção do Centro Cultural. Para ele, o empreendimento “é um grande equipamento com ótimo uso inicial e com capacidade para eventos muito maiores.”

 

“Para Venda Nova e região, o importante é o espaço ter utilidade. O projeto ‘Circulação Cultural’ (Secult), por exemplo, não aconteceria na cidade se não houvesse esse empreendimento. É uma grande conquista, pois são poucos os auditórios com essa qualidade no Estado”, enfatizou Grillo.

 

Nesse primeiro ano, o palco do Centro Cultural viveu grandes momentos, recebendo atrações internacionais como a cantora italiana Patrizia Laquidara, no dia 19 de maio de 2012, da orquestra holandesa Sinfonia de Rotterdam, no dia 30 de outubro do ano passado, e o mais recente, o show da soprano tcheca Lucie Silkenová, com a participação do pianista capixaba Matheus Cutini e do Coral Santa Cecília (Venda Nova), no último dia 5 de março. Com capacidade para 460 pessoas, o auditório é considerado um dos maiores do interior do Estado.

 

Durante apresentação do músico Gean Pierre e Quarteto, na última sexta-feira (15), a secretária Municipal de Turismo, Claudete Bellon, disse estar muito feliz por fazer parte desse primeiro ano do Centro Cultural. "Me sinto abençoada por hoje Venda Nova ter um lugar como esse e destaco o esforço da família Zandonadi, na pessoa de Dom Décio, para erguer essa obra."

 

Banda sinfônica vai abrir novas vagas

 

A coordenação do projeto da banda sinfônica do Centro Cultural informou que há possibilidade de novas vagas a partir de maio deste ano para as turmas de musicalização infantil e instrumentos de percussão e sopro. No entanto, restam quatro vagas para jovens de 12 a 18 anos para a turma de instrumentos de sopro. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do projeto, no Centro Cultural, toda sexta-feira, das 17 às 20; e aos sábados, das 9 às 12h.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas