Castelo adere ao programa de incentivo à comercialização de produtos da agricultura familiar

* Redação FMZ

 

O município de Castelo realiza a primeira proposta de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).  O programa visa incentivar a comercialização de produtos da agricultura familiar. A cerimônia de entrega dos alimentos aconteceu na última segunda-feira (1).

 

 As primeiras entidades a se beneficiarem foram o Centro de Educação Infantil (CEI) “Nossa Senhora da Penha” e a Associação de Moradores de Aracuí (AMA). A implementação do PAA no município está sendo desenvolvida com articulação do escritório do Incaper de Castelo.

 

“Iniciamos com um projeto piloto no valor de R$ 17 mil, e nesse projeto tinha como beneficiárias quatro famílias com a compra direta da agricultura familiar e as duas entidades recebedoras desses produtos. Está prevista a elaboração de mais três propostas para 2013 visando comercialização dos produtos da Cooperativa do Forno Grande, Casa do Artesão e Associação da Feira Livre da Agricultura Familiar de Castelo”, afirmou a economista doméstica do Incaper Jacinta Cristiana Barbosa.

 

 

O PAA

O PAA é um instrumento de política pública instituído pelo artigo 19 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, e regulamentado pelo Decreto nº.6447, de 07 de maio de 2008, alterado pelo Decreto nº 6.959, de 15 de setembro de 2009. Ele é uma das ações do Fome Zero, e beneficia as entidades como escolas, creches (que precisam dos produtos agrícolas na merenda escolar), dentre outros públicos.

 

O PAA constitui-se em mais uma alternativa de comercialização dos produtos da agricultura familiar contribuindo para a segurança alimentar dos beneficiários, ou seja, é um programa de política pública que possibilita a partir da organização de agricultoras e agricultores familiares, o acesso a alimentos em quantidade e qualidade para grupos que vivem em situação de insegurança alimentar.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)