Artista premiado no Japão expõe em Pedra Azul

* Redação FMZ

 

Da Praça da República, no centro da capital paulistana, para uma instituição financeira no Japão. As obras do pintor Karllos Kajiwara já foram vistas por muitos brasileiros e japoneses e agora o público da região pode apreciar sua obra no auditório do Fjordland- Cavalgada Ecológica Pedra Azul, na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, Domingos Martins. A exposição vai até o próximo dia 18 de abril, e a entrada é franca.

 

Sua técnica impressiona e até causa ilusões. Os detalhes contidos em cada obra chamam a atenção do público. A primeira impressão é que tudo foi feito com a ajuda de computador. Puro engano. Usando a técnica do pontilhismo, o efeito surpreende. A sensação é de estar olhando para uma imagem surreal, que é reforçada pela escolha de objetos místicos que acabaram compondo cada trabalho.

 

Em quadros, os elementos fantásticos são percebidos como parte da "normalidade" pelos personagens, algumas vezes intuitivos, mas nunca explicados. Nas telas do brasileiro, animais fortes como cavalos ganham asas delicadas de borboletas.

 

Entretanto, antes de se dedicar ao pontilhismo – técnica de pintura, originária do impressionismo, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador – Kajiwara experimentou o primitivismo.

 

O pontilhismo surgiu na vida da Kajiwara como ferramenta de trabalho na faculdade. No curso de biologia na USP (Universidade de São Paulo), ele utilizou a técnica para detalhar insetos. Só mais tarde, já no Japão, é que ele se aprofundou no estilo ao mesclar em suas obras o Realismo Fantástico e novos materiais – aerógrafo, lápis de cor, aquarela e acrílico. O Realismo Fantástico está presente mais na literatura.

 

O resultado de seu trabalho já foi visto em várias exposições. Das ruas de São Paulo, os quadros e toda a evolução de Kajiwara foram mostradas em Oizumi, Hamamatsu (Shizuoka) e, inclusive, em Ginza, no luxuoso bairro da capital Tóquio.

 

Com a mostra no Fjordland, o intuito de Kajiwara é continuar a mostrar seu trabalho. Atualmente, o artista mora na comunidade de Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Aracê. Nos finais de semana desse mês, Kajiwara estará recebendo os visitantes da mostra, explicando um pouco sobre a técnica utilizada nos quadros.

 

O espaço do Fjordland é mais um dedicado às artes na região. O empreendimento turístico de Pedra Azul desenvolve um projeto junto à Escola Pedreiras com uma turma de "Altas habilidades", formada por crianças com algum dom especial, com a realização de aulas gratuitas. Em breve, o artista plástico Karllos Kajiwara vai promover oficinas com esses estudantes e o resultado será uma exposição dos trabalhos.

Serviço:

 

Exposição de quadros do pintos Karllos Kajiwara

Até 18 de abril

Local: auditório do Fjordland- Cavalgada Ecológica Pedra Azul

Rodovia Angelo Girardi (Rota do Lagarto), km 2,2

Pedra Azul – Domingos Martins/ES

*Entrada Franca

Tel: (27) 3248-0054

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas