Pronova vai participar da Feira Internacional do Comércio Justo

De 27 a 31 deste mês, a Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova participa da Feira Internacional do Comércio Justo (“World Fair Trade Week”), no Rio de Janeiro (RJ), numa realização da “Faces do Brasil”, Secretaria Nacional da Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Emprego e “World Fair Trade Organization”.

 

A Pronova estará representada pela gerente de certificação da cooperativa, Jackeline Uliana Donna, que participará de debates de segunda (27) a quarta-feira (29) durante os seminários previstos dentro da programação do evento. Além disso, o café torrado e moído da Cooperativa estará em uma exposição dos produtos Fair Trade em um stand na Praia de Copacabana na quinta (30) e sexta-feira (31).

 

De acordo com Jackeline, que também é consultora da Fair Trade International, o foco da feira é o mercado interno. “Durante o evento, vamos verificar quais produtos podem ser voltados para esse mercado. O consumo de café no Brasil aumentou, mas o consumidor brasileiro ainda não conhece o selo Fair Trade”, disse.

 

A programação geral ainda não foi divulgada, porém alguns momentos de destaque da feira já foram passados aos expositores. Na segunda-feira (27), por exemplo, está previsto o “Fair Cooking”, quando alguns chefs vão preparar pratos e coquetéis tendo como base produtos do Comércio Justo, entre eles os cafés torrado para expresso e torrado e moído da Pronova.

 

Já na terça-feira (28), a gerente de certificação da Pronova participará de um seminário sobre certificação, enquanto na quarta (29) o debate será em torno das políticas públicas de apoio ao Comércio Justo do Brasil. Neste dia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vai firmar um compromisso de apoio à Fair Trade, priorizando a compra dos seus produtos. A intenção é tornar a capital fluminense uma “Cidade do Comércio Justo”.

 

Pronova em catálogo da Fair Trade

Durante a Feira Internacional do Comércio Justo, vai circular um catálogo inédito da Fair Trade, que trará as principais associações e entidades filiadas à certificadora no Brasil. A Pronova está com espaço garantido na publicação.

 

Selo Fair Trade para café torrado para expresso e torrado e moído

A partir de junho deste ano, o café torrado para expresso e torrado e moído da Pronova começa a circular no mercado com o selo da Fair Trade. Atualmente, só o café verde tem essa autorização. A concessão do selo será feita pela matriz da certificadora na Alemanha.

 

O que é o Comércio Justo

Em inglês “Fair Trade” é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica (ou econológica, como vem sendo chamada). Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.

 

A ideia de um comércio justo surgiu nos anos 1960 e ganhou corpo em 1967, quando foi criada, na Holanda, a Fair Trade Organisatie. Dois anos depois, foi inaugurada a primeira loja. O café foi o primeiro produto a seguir o padrão de certificação desse tipo de comércio, em 1988. A experiência se espalhou pela Europa e, no ano seguinte, foi criada a International Fair Trade Association, que reúne atualmente cerca de 300 organizações em 60 países.

 

O movimento dá especial atenção às exportações de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, como artesanato e produtos agrícolas. Em poucas palavras, é o comércio onde o produtor recebe remuneração justa por seu trabalho.

 

Alguns países têm consumidores preocupados com a sustentabilidade e que optam por comprar produtos vendidos através do Comércio Justo.

 

O Comércio Justo procura criar meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores. Sua missão é promover a equidade social, a proteção do ambiente e a segurança econômica através do comércio e da promoção de campanhas de conscientização.

Confira mais Notícias

Resultado do Sicoob ES alcança o recorde de R$ 873 milhões em 2022

Coopeavi: inscrições para cursos online gratuitos vão até o próximo sábado (25)

Sicoob Sul-Serrano apresenta resultados para os associados

Vagas do Condomínio Avícola de Santa Teresa serão ampliadas com novo galpão em 2020

Venda Nova é destaque entre os finalistas do Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Coopeavi entre as 200 maiores e melhores empresas do ES

Cooperativa vai construir maior usina solar do Estado

Reportagem da Coopeducar ganha prêmio cooperativista