A Escola Estadual Gisela Salloker Fayet, localizada em Domingos Martins, realizou uma série de atividades de preparação para XVI Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2013 e para a VII Mostra Brasileira de Foguetes. As atividades envolveram todas as turmas da escola.
Durante uma semana, foram aplicados conteúdos referentes ao desenvolvimento da astronáutica no Brasil e no mundo, bem como a sua aplicação em diversos seguimentos da sociedade. Todo o conteúdo foi trabalhado por meio de apresentação de vídeo, simulados, aulas diferenciadas e palestras ministradas por professores da instituição.
A partir de conhecimentos teóricos, alunos do Ensino Fundamental construíram o relógio solar. Já os estudantes do Ensino Médio, com auxilio dos educadores, construíram foguetes utilizando materiais recicláveis. Os trabalhos foram apresentados para toda escola.
“Como este não é o primeiro ano que a escola participa das Olímpiadas, os alunos já iniciam o ano ansiosos para esses momentos”, ressalta a coordenadora escolar Claudia Costa Carmanhanes Endlich. “É muito importante esse momento, pois cria uma base para o dia da prova. Além disso, anima e estimula os estudantes”, finaliza Claudia.
