Abertas inscrições para o 7º Concurso de Qualidade do Café em Castelo

Com o objetivo de incentivar o aumento da produção de café de qualidade no município, a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) abriram inscrições para o 7º Concurso de Qualidade do Café de Castelo.

 

As inscrições para o concurso são gratuitas e começaram na última segunda-feira, dia 17 de junho, e vão até o final do mês de agosto. Para se inscrever o cafeicultor precisa estar com seu talão de produtor rural em dia e procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, localizada no prédio do Centro Cultural, 2º andar, ao lado da Praça Três Irmãos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (28) 3542-8533.

 

A novidade para o evento deste ano é o número de premiados que antes era de apenas seis e agora passou para doze. O objetivo é estimular o interesse de todas as regiões do município. Para isso, a divisão da premiação será a seguinte: de 1º ao 6º lugar na Categoria Arábica; de 1º ao 3º na Categoria Conilon Natural; e de 1º ao 3º lugar na Categoria Conilon Descascado. A premiação será em dinheiro e vai variar de oitocentos reais a quatro mil reais. O dia, horário e local da premiação ainda serão divulgados posteriormente pela organização do concurso.

 

O Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, ressaltou a importância de ramificar a premiação. “No ano passado foram 162 inscritos. Este ano esperamos um aumento de pelo menos 20%. Porque desta forma, aumentando a categoria do conilon descascado, vamos valorizar a produção de mais pessoas. É uma maneira de incentivar ainda mais o café de qualidade em nosso município”, disse o Secretário sobre a extensão da premiação.

 

Segundo o responsável pela Sala de Degustação e Classificação do Café de Castelo, Rondinélio Sartori, o Concurso estimula o produtor a melhorar a qualidade da produção. “Agregar valor ao produto e buscar um mercado diferenciado, é o nosso principal objetivo”, disse Rondinélio, enfatizando também a questão de que os cafés premiados em Castelo têm mercado de qualidade garantido.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)