Moradores resgatam costumes dos imigrantes para Serenata Italiana

* Edimara Garbelotto

(edimara@radiofmz.com.br)

 

Na noite deste sábado (13), a partir das 19 horas, os moradores de Venda Nova do Imigrante e turistas sairão de quatro pontos da cidade, em direção ao Centro de Eventos Padre Cleto Calimam, em clima de serenata. Durante o percurso, os participantes cantarolam canções em dialetos italianos, muitos se vestem de trajes típicos dos imigrantes, alémm é clarom de degustarem muito vinho e comidas típicas.

 

A Serenata Italiana acontece pela décima vez no município, e as famílias responsáveis pela organização de cada ponto de saída já estão se organizando. Os grupos irão se concentrar a partir dos bairros Bananeiras, Lavrinhas, Tapera e Providência. Os vendanovenses procuram resgatar nesse evento os costumes dos seus antepassados, tanto nas vestimentas quanto na culinária.

 

Os irmãos Jones e Regina Falqueto contam que o primeiro “fogão móvel” utilizado para preparar petiscos, como polenta e linguiça, durante a serenata, foi fabricado por sua família e hoje é um dos símbolos dos festejos da cultura italiana de Venda Nova.

 

“A ideia do fogão móvel foi do Tarcísio Falqueto, e nós fomos os primeiros a colocar em prática, depois outros foram feitos”, afirmou Jones.

Já as mulheres da Tapera se uniram para escolher o figurino para a Serenata utilizando roupas e acessórios de suas nonnas. As amigas Bernadete e Gina Lorenção vão usar o traje de “viúva” com lenços pretos sobre a cabeça.

 

“Esse lenço era usado pela minha nonna Maria Calimam há mais de 60 anos para ir à igreja, no tecido há cálice e crucifixo que mostram a religiosidade”, contou Regina Lorenção.

Bernadete Lorenção brinca que a bolsa pertencente a sua nonna, a qual que ela usará no figurino para Serenata é tão antiga que o couro não limpa mais. “A bolsa e o véu que usarei no meu figurino de viúva têm aproximadamente 87 anos”, relatou.

 

Na Providência os moradores estão preparando dois porcos no rolete que serão servidos aos participantes que se aglomerarem no bairro. Já na Lavrinhas, sairá a tradicional tratorada com os veículos enfeitados de adereços que lembrem a cultura italiana.

 

Ao longo do percurso nas principais avenidas da cidade, algumas famílias recepcionam os participantes em frente de suas casas com uma mesa cheia de delícias da culinária italiana. Mas, a Associação Festa da Polenta, responsável pelo evento, recomenda que cada um leve seu vinho e petiscos para evitar tumultos durante a degustação.

 

No Centro de Eventos haverá serviço de bar a cargo da Casa da Cultura, vendendo bebidas, porções e polenta.

 

Vendas de souvenires

 

A Associação Festa da Polenta (Afepol) está vendendo na sede da Instituição alguns souvenires com a marca da Festa da Polenta, como taças para vinho e embornal.

 

Os interessados podem fazer a compra no sábado (13), o atendimento na Afepol acontecerá de 8h30 às 11 horas. Mais informações pelo telefone (28) 3546-2112.

 

Serviço:

 

Serenata Italiana nas ruas de Venda Nova

 

 Data: 13 de julho

 

Locais de saída: Providência, Lavrinhas, Tapera e Bananeiras

 

Horário: 19 horas

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas