*Edimara Garbelotto
(edimara@radiofmz.com.br)
A queda de um jatobá com pelo menos 40 metros e mais de 100 anos assustou os moradores do Bairro Vila da Mata, em Venda Nova do Imigrante. A árvore ficava em uma área de proteção ambiental, e era a segunda maior da região depois de um jequitibá centenário.
Os moradores relataram que o barulho foi muito alto e eles tinham receio de alguém ter se machucado com o acidente, já que muitas crianças costumam brincar no terreno onde a planta caiu. Esse local será sede de uma futura quadra poliesportiva do bairro.
“Parecia que um prédio ia cair de tanto barulho, foi um estrondo muito grande, parecia uma bomba”, relatou Glória Fiorese, 54 anos, moradora do bairro.
Outro morador relatou que na noite anterior a queda, que ventou muito, ouviu uns estalados, mas não sabia de onde vinham. “As raízes da árvore também estavam comprometidas, ontem também ouvimos uns estalos, então ela já estava por cair”, disse Adelso Viçosi, 41 anos.
A aparência do jatobá já o condenava segundo Maria Ferreira Altafim, 88 anos, moradora do bairro há 25 anos. “Pelas folhas secas eu falei que essa árvore não ia demorar a cair”, contou.