Inovações marcam a Festa do Café Arábica na comunidade da Bateia

Cerca de 350 pessoas participaram da tradicional Festa do Café Arábica da Comunidade da Bateia, interior de Castelo, na manhã de sábado (03), no Galpão Comunitário da comunidade. O evento que é uma realização da Prefeitura de Castelo, por meio da Secretária Municipal de Agricultura, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Associação de Moradores da Comunidade da Bateia está em sua décima edição e já se tornou um evento de grande importância para a cafeicultura do Sul do Estado.

 

O dia começou com as inscrições dos participantes, que pela primeira vez, durante esses dez anos de Festa, puderam escolher entre quatro opções de minicursos. Os temas oferecidos foram: Obtenção de Cafés com Qualidade Superior, Diversificação Agrícola, Administração Rural e Saúde da Família. Em seguida foi servido um café da manhã para os participantes e feita a abertura oficial do evento.

 

Na ocasião, também foi feita a entrega dos Certificados do “Curso de Boas Práticas de Alimentos e Processamentos de Massas”, que aconteceu no mês de abril, na Comunidade da Bateia. O Curso foi realizado pelo Incaper, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e do Senar. Quinze mulheres da região receberam o certificado das mãos do Chefe do Escritório Local do Incaper de Castelo, Caio Louzada Martins, da Economista Doméstica do Incaper de Castelo, Cristiana Barbosa e do Prefeito de Castelo, Jair Ferraço.

 

Os minicursos, que tiveram duração de quase duas horas e contaram com demonstrações praticas nas lavouras, palestras de profissionais renomados e distribuição de material informativo sobre cafeicultura.

 

Para o cafeicultor, Altair Fávero, este ano a Comunidade teve a sua melhor festa. “Gostei muito da novidade, os minicursos. O melhor foi que pude escolher o assunto que mais me interessava e aprendi muito sobre administração rural. Estou muito satisfeito”.

 

Um almoço, feito por voluntárias da Associação de Moradores da Bateia, encerrou a festa, que também contou com barracas de artesanatos e de doces feitos a base de café, pula-pula gratuito para as crianças, apresentação musical da cantora Josy Lima e sorteio de uma roçadeira.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)