Cerca de 350 pessoas participaram da tradicional Festa do Café Arábica da Comunidade da Bateia, interior de Castelo, na manhã de sábado (03), no Galpão Comunitário da comunidade. O evento que é uma realização da Prefeitura de Castelo, por meio da Secretária Municipal de Agricultura, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Associação de Moradores da Comunidade da Bateia está em sua décima edição e já se tornou um evento de grande importância para a cafeicultura do Sul do Estado.
O dia começou com as inscrições dos participantes, que pela primeira vez, durante esses dez anos de Festa, puderam escolher entre quatro opções de minicursos. Os temas oferecidos foram: Obtenção de Cafés com Qualidade Superior, Diversificação Agrícola, Administração Rural e Saúde da Família. Em seguida foi servido um café da manhã para os participantes e feita a abertura oficial do evento.
Na ocasião, também foi feita a entrega dos Certificados do “Curso de Boas Práticas de Alimentos e Processamentos de Massas”, que aconteceu no mês de abril, na Comunidade da Bateia. O Curso foi realizado pelo Incaper, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e do Senar. Quinze mulheres da região receberam o certificado das mãos do Chefe do Escritório Local do Incaper de Castelo, Caio Louzada Martins, da Economista Doméstica do Incaper de Castelo, Cristiana Barbosa e do Prefeito de Castelo, Jair Ferraço.
Os minicursos, que tiveram duração de quase duas horas e contaram com demonstrações praticas nas lavouras, palestras de profissionais renomados e distribuição de material informativo sobre cafeicultura.
Para o cafeicultor, Altair Fávero, este ano a Comunidade teve a sua melhor festa. “Gostei muito da novidade, os minicursos. O melhor foi que pude escolher o assunto que mais me interessava e aprendi muito sobre administração rural. Estou muito satisfeito”.
Um almoço, feito por voluntárias da Associação de Moradores da Bateia, encerrou a festa, que também contou com barracas de artesanatos e de doces feitos a base de café, pula-pula gratuito para as crianças, apresentação musical da cantora Josy Lima e sorteio de uma roçadeira.