Lichia em calda é destaque na GranExpoES 2013

Entre as novidades apresentadas na 37ª GranExpoES – Exposição Estadual Agropecuária, realizada no Carapina Centro de Eventos, em Serra, na Grande Vitória, está a exposição e degustação da lichia em calda. A fruta que esteve em safra entre os meses de dezembro e fevereiro, foi destaque entre as frutas exóticas no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES).

 

O produtor de Ibatiba, Marcos Eduardo Poubel, cultiva a fruta há dez anos e há dois anos decidiu, além de vendê-la in natura, criar alternativas para agradar o consumidor. “As frutas que eu não conseguia vender, por apresentar algum defeito na casca e não eram aceitas pelos compradores, mas que estavam boas para o consumo, decidi reaproveitar na forma de polpas para suco e calda com vinho branco. A ideia da calda agradou e hoje tenho uma boa distribuição”, conta.

 

Ainda de acordo com o produtor, no período de safra são colhidas cerca de oito toneladas de lichia e a expectativa é de aumento na produção nos próximos anos.

 

Lichia no ES

 

O Estado do Espírito Santo, em 2012, somou 13.866 quilos de lichia vendidos no entreposto da Ceasa/ES. A maior parte das vendas foi proveniente do município de Venda Nova do Imigrante responsável por cerca de 8.770 quilos, seguido de Ibatiba com 3.520 quilos. Os outros municípios produtores são Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.

 

No total, foram 26.241 quilos de lichia que circularam no mercado central, localizado em Cariacica, e o preço médio foi cotado a R$ 9,72. Durante o período de safra do mesmo ano, foram 25.831 quilos comercializados, gerando variação positiva de 97,19% em relação a 2011.

 

A lichia muito consumida in natura é conhecida pelas propriedades nutricionais, principalmente por auxiliar na perda de peso pelo pouco valor calórico que possui. Ela ajuda no combate da obesidade e na retenção de líquidos. Quer conhecer mais sobre a fruta? Então acesse o site da Ceasa/ES pelo link http://www.ceasa.es.gov.br/?p=2314 .

 

GranExpoES 2013

 

O maior e mais importante evento de negócio rural do Espírito Santo segue até domingo (11). A 37ª GranExpoES – Exposição Estadual Agropecuária, é realizada no Carapina Centro de Eventos, no município da Serra, e é promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

 

A GranExpoES é uma verdadeira vitrine do agronegócio capixaba, consolidada como um ambiente favorável e com grande potencial para realização de negócios. Nela o público tem a oportunidade de conferir exposições e ranqueadas de animais, congressos, minicursos, torneio leiteiro, concurso de queijos, feira dos municípios, festival da cultura capixaba, leilões de bovinos, equinos e ovinos, feira náutica, exposição de aquários, espaço do café, espaço gourmet, fazendinha, ExpoflorES, entre outras atividades das principais cadeias produtivas do negócio rural do Espírito Santo.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)