56º Seminário do Agronegócio para Exportação em Castelo nesta quinta-feira (05)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza, em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Secretaria de Agricultura (Seag), a 56ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), nesta quinta-feira (05), no Centro de Eventos Castelão, em Castelo.

 

O AgroEx, que acontece pela primeira vez na região Sul do Estado, é um seminário gratuito realizado em todas as regiões do país com o objetivo de disseminar informações estratégicas para o aumento da inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional.

 

O evento vai reunir produtores rurais, sindicatos rurais, cooperativas, associações, agroindústrias, empresas, acadêmicos, distribuidores e instituições de apoio ao agronegócio em seus variados fins e demais profissionais do agronegócio para debater estratégias e ferramentas para as exportações de produtos.

 

O seminário faz parte das ações da Aderes desenvolvidas em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) na difusão da cultura exportadora junto às pequenas empresas. “Nossa intenção é que os empreendedores rurais tenham acesso ao mercado externo”, destaca Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.

 

O encontro conta com o apoio da secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Incaper, Idaf, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Sebrae,  OCB-ES, Faes, Senar e Prefeitura de Castelo.

 

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente na página eletrônica do Mapa (http://www.agricultura.gov.br/internacional.

 

Temas abordados

 

A programação das palestras inclui assuntos relevantes para os produtores que pretendem iniciar sua inserção no mercado internacional e para os que queiram melhorar suas vendas externas.

 

Os temas abordados serão: “Oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro”, “Principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional”, “Valorizando o produto com uso da indicação geográfica”, “Caso de sucesso do agronegócio capixaba: Pronova”, “Projetos Portuários: Novas Perspectivas para o Desenvolvimento Capixaba”, “Integração Contratual: uma estratégia de acesso ao mercado internacional”, “Caminhos para exportar: o passo a passo para exportação do agronegócio” e “Aspectos relevantes do processo exportador”.

 

Serviço:

Evento: 56º Seminário do Agronegócio para Exportação

Data: quinta-feira (05)

Horário: a partir das 10 horas

Local: Centro de Eventos Castelão, município de Castelo

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)