*Edimara Garbelotto
(edimara@radiofmz.com.br)
Durante esta semana, gerentes de mercado e administrativos das Unidades do Sicoob do Espírito Santo estão no Canadá em um intercâmbio técnico buscando experiências de sucesso no cooperativismo de crédito. O país norte americano possui o sistema mais avançado do mundo no ramo, o Dejardins, fundado no estado de Quebec, em 1900 e é precursor do cooperativismo nas Américas.
O Sicoob/ES está no segundo intercâmbio feito em parceria com o Sistema OCB-Sescoop/ES, o primeiro deles aconteceu no ano passado para a Europa e agora no Canadá. Mas experiências semelhantes são realizadas constantemente no Brasil pelos dirigentes da cooperativa, e o inverso também acontece, já que o Sicoob também recebe intercambistas interessados em conhecer o sistema do banco que é referência em cooperativismo de crédito no Estado.
A gerente administrativa do Sicoob de Venda Nova do Imigrante, Tânea Uliana Torres, que participará das visitas técnicas no Canadá, relata que recentemente também visitou junto a outros gerentes da Unidade, uma empresa de referência em controle financeiro, que é o caso da Blucred, que administra a Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina. O objetivo dessa visita, por exemplo, foi conhecer a organização financeira da festa para aplicar os conhecimentos em Venda Nova do Imigrante, onde funcionários do Sicoob prestam auxílio voluntário na organização administrativa de eventos.
Muitas instituições também visitam o Sicoob buscando conhecer o seu modelo de cooperativismo de crédito, que é referência no Espírito Santo. Isso é comprovado ao se comparar o índice de participação das cooperativas de crédito no mercado financeiro capixaba, que tem o Sicoob como principal expoente, e o mesmo índice no mercado financeiro do Brasil. No comparativo geral, o índice de participação das cooperativas de crédito no Estado supera 6%, percentual muito maior do que a realidade do Brasil, onde o índice gira em torno de 2,5%.