A Prefeitura de Domingos Martins iniciou nesta semana os estudos para a implantação de um programa de incentivo à produção de leite no município. Trata-se do Projeto Balde Cheio, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste.
Na última segunda-feira (2), o professor e coordenador estadual do projeto, Ismail Ramalho Haddade, esteve na prefeitura para apresentar a iniciativa. Participaram do encontro os secretários municipais de Governo, Antônio Marcos Ribetti; de Desenvolvimento Rural, Darci Schaefer; os técnicos Elcio Bremenkamp e Elísio de Oliveira, além dos representantes do Centro de Tecnologia Animal, Douglas Haese e João Luiz Kill.
O projeto tem como objetivo principal potencializar a produção leiteira em pequenas propriedades rurais familiares, oferecendo capacitação tanto para técnicos agrícolas quanto para os próprios produtores, troca de informações sobre as tecnologias e monitoramento dos impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.
“Queremos contribuir para novas oportunidades de negócio para o homem do campo, especialmente aquele que trabalha na agricultura familiar. Este projeto em especial visa garantir melhores resultados de produção utilizando pequenas áreas e número reduzido de animais, sem prejudicar a qualidade do produto”, explica o secretário de Governo, Antônio Marcos Ribeti.
A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural, que se torna uma sala de aula, chamada de unidade demonstrativa (UD). Além disso, a programação inclui aulas teóricas, tanto a extensionistas como a produtores, na Embrapa Pecuária Sudeste e nas propriedades selecionadas. A partir da estruturação da propriedade com base nas orientações do projeto, a unidade demonstrativa passa a ser uma referência na região.
Visita a propriedades e palestra
Os estudos para a implantação do programa de incentivo à produção de leite em Domingos Martins continua com a realização de visitas técnicas a duas propriedades que já adotaram o Programa Balde Cheio, em Nova Venécia, no norte do Estado, no próximo dia 23. Os produtores interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, pelo telefone (27) 3268-1814. Após as visitas, os produtores interessados participam de palestras técnicas de apresentação do projeto.
De acordo com dados da Embrapa, até o final do ano passado, 24 Estados brasileiros já faziam parte do Projeto Balde Cheio, totalizando 710 municípios e mais de 3.831 propriedades rurais, sendo 563 unidades de demonstração e 3.268 propriedades assistidas.