O capixaba Jomar Grecco venceu neste sábado (7) a 31ª edição do Enduro da Independência. Depois de bater na trave com quatro vice-campeonatos (2008, 2009, 2010, 2012), o piloto de Pedra Azul, Domingos Martins, finalmente levou o título da mais tradicional prova de regularidade do Brasil.
Em 2013, o evento reuniu mais de 400 pilotos e contou com um percurso total 821 quilômetros. O trajeto foi baseado na Rota Imperial, caminho utilizado por Dom Pedro II em viagens ao interior do país, e saiu de Vitória (ES), passou por Venda Nova do Imigrante (ES), Manhuaçu (MG), Viçosa (MG) até chegar na histórica cidade de Ouro Preto (MG).
Aos 37 anos e piloto da categoria Master, Jomar terminou em primeiro dois dos quatro dias de competição e obteve um segundo e terceiro nos demais, totalizando 176 pontos. "É um sonho realizado, que venho tentando há oito anos. É meu primeiro grande título da carreira. Demorou um pouco, mas sabia que esse dia ia chegar. Neste ano, tivemos uma prova diferenciada, com vários tipos de terreno. Passamos por pisos secos, chuva, neblina e poeira. Fiz um bom trabalho com ajuda de toda a minha equipe. Nos primeiros dias, a disputa estava bem apertada, porém depois consegui abrir uma boa vantagem e administrei no final", destaca.
A segunda colocação na classificação geral ficou com o curitibano Emerson Bombadinho, com 138 pontos. O vendanovense Carlos Minet foi o terceiro, com 133; seguido do mineiro Dário Júlio, com 128. O paulista Eduardo Shiga, com 121 pontos, completou os cinco primeiros na classificação geral da Master.
Outros competidores da Região Serrana também conquistaram o podium: Edesio Zavarize ficou com o 2º lugar na categoria Over 40, e Luiz Felipe Zavarize com o 2º na Júnior.
O último dia do Enduro da Independência foi marcado pelo percurso mais curto, de 168 quilômetros, saindo de Viçosa (MG) com destino final a Ouro Preto (MG). A prova passou em Porto Firme, Piranga e Lavras Novas, além de trilhas clássicas como Gasoduto e Represa do Custódio. A vitória do dia ficou com Mario Vignate, de Santo Antônio do Monte (MG).
Ao todo, a competição tem 12 categorias: Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Junior, Dupla Graduado, Over 55, Feminino, Novato e Dupla Estreante. A Vintage foi realizada apenas no último dia da competição.
O Enduro da Independência 2013 tem patrocínio da Honda, Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Ipiranga, Instituto Rota Imperial, Microcity, ASW, Prefeitura Municipal de Vitória, Cervejaria Backer e Plena Alimentos. Apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa, Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e Motostreet.
Resultados extraoficiais – Acumulado final – Cinco primeiros
Master
1º Jomar Grecco – 176 pontos
2º Emerson Bombadinho – 138 pontos
3º Carlos Minet – 133 pontos
4º Dário Júlio – 128 pontos
5º Eduardo Shiga – 121 pontos
Sênior
1º Roberto de Paula
2º João Arena
3º João Vitor Lima
4º Thiago Casagrande
5º Marcos Resende
Over 40
1º Genoir Bruning
2º Edesio Zavarisi
3º Antonio Poli
4º Marcio Miranda
5º Edson Maciel
Over 45
1º Noé de Oliveira
2º Cleber Sacramento
3º Wagner Guimarães
4º Helio Venancio
5º Ewerson Zeni
Over 50
1º Hugo Morato
2º Villegaignon de Oliveira
3º Haroldo Sampaio
4º Claudio Queiroz
5º José Viana
Júnior
1º Tulio Malta
2º Luiz Felipe Zavarise
3º Angelo Monteiro
4º Daniel Gonçalves
5º Felipe Junior
Dupla Graduado
1º Marcio Lofiego/Olavo Pereira
2º Fabiano Lupi/Rodrigo Zuccon
3º Osnir Sporch/Paulo Costa
4º José Tommaso/André Bacteria
5º Edson Magalhães/Wanderlei de Souza
Over 55
1º Amilar Rodrigues
2º Altair Bordignon
3º Gilberto Souza
4º George Parik
5º Lino Degan
Feminino
1º Sabrina Katana
2º Laura Santos
Novato
1º Marcel Hamamoto
2º Anderson Malacarne
3º Savio Diniz
4º Higor dos Santos
5º Paulo Jadir
Dupla Estreante
1º Fabio Amaral/Helio Viana
2º Allyson Souza/Luigi Neto
3º Braulio Lara/Wellington Cunha
4º Bruno Ferracioli/Guilherme Teixeira
5º Belmar Cunha/Luiz Silva