* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Uma equipe de voluntários vai garantir um controle financeiro mais detalhado da 35ª Festa da Polenta, que acontece de 04 a 06 e de 09 a 13 de outubro, em Venda Nova do Imigrante. São 26 funcionários das duas agências locais do Sicoob, além de empresários, bancários e contadores da cidade, que vão prestar o serviço de forma voluntária ao evento cultural italiano.
O grupo vai levar para o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, o conhecimento técnico e os equipamentos necessários para controlar a venda e a contagem de fichas e agilizar o fechamento de contas. O Sicoob apoia a iniciativa com computadores, treinamento dos voluntários e concessão do software cedido pela Blucredi, de Blumenau (SC). É o cooperativismo de crédito atento às demandas das comunidades onde estão as suas cooperativas.
A ideia surgiu após a participação da gerência do Siccob local em um intercâmbio em julho, em Blumenau. Durante a famosa Oktoberfest, naquela cidade, a cooperativa Blucredi oferece apoio técnico completo para o setor de finanças do festival de tradições germânicas, considerado o maior das Américas, com a diferença de que lá a prestação do serviço é remunerada.
“A atuação da Blucredi se concentra apenas no controle de fichas e ingressos, já que a cozinha e o bar da Oktoberfest são terceirizados, diferente da Festa da Polenta, onde o trabalho é voluntário até na cozinha”, afirma Eliane Gomes Zandonadi, gerente de administração do Sicoob Sul-Serrano.
A iniciativa da equipe do Sicoob e de outros profissionais de Venda Nova pretende gerar um retrato financeiro mais real da festa, que neste ano acontecerá pela primeira vez em dois finais de semana. A Associação Festa da Polenta- Afepol, organizadora do evento, aguarda um público de 50 mil pessoas nos seis dias de programação.
O programa funciona com rede integrada, com acesso via web. Uma sala do Centro de Eventos foi disponibilizada para a central financeira, onde já foram instalados os oito computadores e quatro equipes vão se revezar durante a festa. Uma inovação é que na contagem das fichas o próprio conferente poderá lançar os dados diretamente no computador. “Antes uma única pessoa ficava encarregada em recolher os controles de terceiros e lançar em uma só planilha”, sustenta Tania Uliana Torres, gerente de mercado do Sicoob.
Para Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, ações como essa promovem a responsabilidade social da cooperativa nas comunidades onde está inserida. “A ideia é levar para o controle financeiro de um evento do porte da Festa da Polenta pessoas que tenham conhecimento em finanças. Pela nossa agilidade no atendimento no caixa, as pessoas percebem que trabalhamos em banco, o que é um ponto positivo para a festa”, diz Venturim.
O presidente da Afepol, Tarcísio Caliman, afirma que a profissionalização do evento vem do próprio voluntário. “É tudo o que o evento realmente precisa. As pessoas sempre falam que a festa tem que se profissionalizar, o que eu não assimilava bem até pouco tempo. Quem profissionaliza o evento é o próprio voluntário. É fácil iniciativas como a do Sicoob e de outros parceiros acontecerem desde que o trabalho de cada um seja valorizado entre as equipes de voluntários.”
De acordo com Eliane Gomes, a partir dessa experiência no próximo mês, a ideia é envolver outras instituições financeiras locais e atender de modo ainda mais profissional ao evento, como por exemplo, fazer o controle da portaria do Centro de Eventos com a instalação de catracas eletrônicas.