O município de Domingos Martins é destaque novamente no xadrez. O estudante Johan Matheus Marques conquistou a medalha de prata na etapa seletiva para o Gymnasiade 2013 – Jogos Mundiais Escolares, realizada neste mês em Brasília. Johan é aluno da Escola Estadual Teófilo Paulino (Polivalente), em Campinho.
Com a medalha no peito, Johan garantiu a vaga para a competição escolar mundial, que contará com a participação de alunos de mais de 30 países. Os jogos acontecem entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro, também na Capital Federal.
“Entre os atletas do Espírito Santo, Johan conseguiu a melhor colocação. Agora precisamos nos preparar para os jogos mundiais, queremos trazer mais medalhas”, destaca o pai e empresário do jogador, Danilo Marques.
Além dos brasileiros, virão competir estudantes da Arábia Saudita Armênia, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Cabo Verde, Catar, China, Taipei, Chipre, Dinamarca, Equador, Escócia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Porto Rico, República Além dos dois países árabes, virão competir estudantes da Armênia, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Cabo Verde, China, Taipei, Chipre, Dinamarca, Equador, Escócia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, República Moldova, Rússia, Turquia e Ucrânia. É a primeira vez que a Gymnasiade ocorre no continente americano.
A competição terá oito modalidades: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez. Os três primeiros lugares de cada categoria receberão medalhas, segundo a Secretaria do Esporte do Distrito Federal. A capital federal foi escolhida pelo ISF e venceu a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha. Os jogos possuem um mascote chamado “Gymi”, cujo nome foi escolhido por alunos e desportistas do Distrito Federal.