Sistema Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor

O projeto de lei nº 050/2013 foi aprovado, em primeira votação, durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (24) na Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. De autoria do Poder Executivo Municipal, o projeto dispõe sobre o Sistema Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- SMDC. Ainda haverá segunda votação.

 

De acordo com o projeto, compõem o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- Condecon.

 

Procon

O Procon Municipal é um órgão ligado ao Gabinete do Prefeito e destinado a promover e implementar as ações direcionadas à educação, proteção e defesa do consumidor e coordenação da política do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor.

 

Entre as atribuições do Procon Municipal estão: receber, analisar, avaliar e encaminhar consultas, reclamações e sugestões apresentadas por consumidores, por entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado; orientar permanentemente consumidores e fornecedores sobre seus direitos, deveres e prerrogativas; encaminhar ao Ministério Público a notícia de fato tipificados como crimes contra as relações do consumo e as violações a direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos; e fiscalizar e aplicar as sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

 

A estrutura do Procon Municipal será composta por coordenadoria executiva, setor de atendimento ao consumidor, setor de fiscalização, setor de assessoria técnica (assessoria jurídica) e setor de apoio administrativo. O coordenador executivo do órgão será nomeado pelo prefeito e os serviços serão executados por servidores municipais, podendo ser auxiliados por estagiários.

 

A justificativa do projeto diz que, para os consumidores do Município resolverem os problemas referentes ao consumo, a única alternativa é o Juizado Especial de Pequenas Causas do Fórum da Comarca. Com a criação do Procon, haverá mais uma ajuda para a resolução desses problemas, que não precisarão mais ser levados para a justiça.

 

Condecon

Entre as funções do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- Condecon estão: elaborar seu regimento interno; examinar e aprovar projetos de caráter científico e de pesquisa visando ao estudo, proteção e defesa do consumidor; e prestar e solicitar a parceria e a cooperação de outros órgãos públicos.

 

O Condecon será composto por representantes do poder público e de entidades que representam consumidores e fornecedores, distribuídos da seguinte forma: o coordenador executivo do Procon Municipal, que será o presidente do Conselho; um representante da Secretaria Municipal de Educação; um representante da Vigilância Sanitária; um representante da Secretaria Municipal de Finanças; um representante do Poder Executivo Municipal; um representante da Secretaria Municipal de Agricultura; um representante dos fornecedores; dois representantes de associações de consumidores; e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

O mandato dos membros do Condecon será de dois anos, permitida a recondução pelo mesmo período. Os órgãos e entidades que compõem o Conselho poderão substituir seus representantes a qualquer momento.

 

FMDC

O Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- FMDC tem como objetivos receber recursos destinados ao desenvolvimento das ações e serviços de proteção e defesa dos direitos do consumidor e prevenir e reparar os danos causados à coletividade de consumidores no Município. O Fundo é gerido financeira e administrativamente pelo Condecon. (*Site Câmara de Venda Nova).

Confira mais Notícias

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante