As ações desenvolvidas pelo Polo de Tangerina durante o ano de 2013 e as informações técnicas para a implantação de um pomar comercial de tangerina, estão entre os temas a serem discutidos durante o Encontro Técnico de Tangerina da Região Serrana. Dez municípios produtores estarão representados no evento, que será realizado nesta quarta-feira (02), em Domingos Martins.
O evento, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), faz parte das ações estratégicas da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para fortalecer a fruticultura no Espírito Santo.
Serão entregues 10 mil mudas de tangerina a produtores cadastrados, sendo 6 mil de “Ponkan”, e 4 mil de “Montenegrina”. As mudas foram adquiridas pela Seag e reforçam as ações realizadas pelo Governo do Estado em prol do desenvolvimento da atividade. Além destas, mais 14 mil mudas de tangerina ponkan serão distribuídas ainda este ano a produtores cadastrados, num investimento da ordem de R$ 150 mil.
As discussões técnicas em torno do assunto serão conduzidas pelo coordenador do Polo de Tangerina e pesquisador do Incaper, Sebastião Antonio Gomes. “Este evento é de extrema importância para os produtores do Polo de Tangerina. Vamos coroar o bom ano que o citricultor teve. Um dos objetivos do programa de fomento do Polo de Tangerina contempla justamente o repasse de mudas, para ampliar as áreas de cultivo e substituir as plantas que já estão pouco produtivas”, disse o pesquisador do Incaper. Ele destacou ainda que a Região Serrana detém de 85% a 90% da produção e da área plantada de tangerina no Estado.
Serviço:
Encontro Técnico de Tangerina da Região Serrana
Data: Quarta-feira (02)
Hora: De 13h às 16h
Local: Incaper – Fazenda Experimental Mendes da Fonseca (Domingos Martins)