FMZ A Rádio
da Família

À Comarca o que é da Comarca

* Por Leandro Fidelis

A cena chamou atenção ontem à tarde em Venda Nova. Por volta das 17h, uma Van com 15 homens, escoltada por carros das polícias Civil e Militar, cruza o centro da cidade com destino ao Fórum. Até o trânsito na Avenida Domingos Perim foi interrompido para a chegada do comboio.

Tudo não passou de um protesto da juíza Pricila Bazzarela, de Conceição do Castelo. Indignada com a situação dos presos na Cadeia Pública daquele município, ela resolveu mandar 15 com processos na Comarca de Venda Nova para o juiz Valeriano Cesário Bolzan.

O carro ficou parado em frente ao Fórum por alguns minutos, despertando a curiosidade de quem passava. Dentre os presos, estavam três assaltantes que fizeram uma família refém em janeiro e que foram interrogados horas antes pelo juiz no mesmo local. O retorno dos presos aconteceu às 6h45.

Uma fonte informou que os juízes nem chegaram a conversar. A reportagem da Rádio FMZ aguarda hoje à tarde um contato com os magistrados, já que os Fóruns só abrem a partir das 13h.

Desde a abertura da Comarca em Venda Nova, os presos locais são transferidos para a Cadeia de Conceição devido à falta de estrutura na Delegacia local. Em 3 de julho de 2006, a juíza Pricilla Bazzarella publicou no Diário Oficial da União a portaria de nº 5 proibindo a permanência de presos com processos na Comarca vizinha.

A juíza alegou que a população carcerária correspondia ao dobro do limite de vagas e que isso comprometia a vida dos presos, com falta de assistência médica e religiosa, limitação de visitas e dos banhos de sol.

A Rádio FMZ abordou o assunto com exclusividade, mas a juíza não quis dar entrevistas na época. O juiz Valeriano, no entanto, disse à reportagem que encaminhou ofício à delegada de Venda Nova, Maria Elisabete Zanoli, onde determinava continuar enviando presos para Conceição sob o argumento de que “a comunidade vendanovense contribuiu na reforma e ampliação da cadeia do município vizinho”.

Audiência

Toda esta turbulência no sistema carcerário traz à tona novamente a proposta de criar um presídio regional. Porém, este é assunto para uma próxima reportagem e que pode entrar na pauta da audiência pública do próximo dia 12, às 19h, na Câmara de Venda Nova. Entidades da sociedade civil, setores ligados à área de segurança e autoridades vão discutir ações para a melhoria da segurança pública do município.

– Outras notícias:

Polícia prende dupla com CDs piratas

Uma dupla de ambulantes foi presa ontem, por volta das 15h, próximo ao Banestes, em Venda Nova, vendendo DVDs e CDs piratas. A.N.S, 17; e Vanderlei Rodrigues de Jesus, 23; estavam com 186 DVDs e 73 CDs, que foram apreendidos por policiais militares. Eles foram ouvidos na Delegacia e, embora liberados, responderão a processo por crime de pirataria.

Jovem se acidenta de carro em Lavrinhas

Ontem, por volta das 21h45, a estudante Paula Péterli Falqueto, 18, deslizou com a Fiat Strada MTA- 5658 numa ribanceira a 3 metros da Estrada de Lavrinhas, no bairro de mesmo nome, em Venda Nova. Ela seguia no sentido Vila Betânea quando, segundo relatou a PMs, perdeu a direção do carro ao desviar de outro veículo na pista. O carro ficou bastante destruído e Paula foi atendida no Hospital Padre Máximo com ferimentos leves. A PM informou que ela tem habilitação para dirigir.

*Publicada em 08/02/2007

Confira mais Notícias

Moradores de Venda Nova do Imigrante vão às ruas pelo fim da violência contra a mulher

Conscientização

“Marcha para Elas”: Venda Nova realiza passeata em combate à violência contra a mulher nesta segunda (15)

Emprego

Confira as vagas de emprego em Venda Nova do Imigrante e região

Tempo

Ministério da Saúde alerta para baixas temperaturas no Sul

Cidades

Últimos dias para se inscrever no Concurso de Fotografia de Venda Nova

Venda Nova assina termo de concessão de imóvel para Polo de Segurança Pública

Fenecon 2024 vai agitar Conceição do Castelo e esperar atrair 25 mil pessoas

Dom Luis Fernando celebra rito de dedicação do altar na Igreja de São João de Viçosa