* Leandro Fidelis (matéria sugerida por ouvinte)
Chega o fim de semana, e a Lei Seca faz quem aprecia bebida pensar duas vezes antes de assumir o volante e sair por aí. A legislação de trânsito mudou os hábitos dos motoristas- a maioria criou alternativas para evitar a combinação álcool x direção, mas em Venda Nova falta opção quando este não tem uma companhia que passe a noite a seco.
Se os filhos mais jovens vão curtir a balada, resta aos pais acordarem durante a madrugada para ir buscá-los. Quando não, recorrer a Vans ou táxis é quase impossível em dias de festa como no último fim de semana na cidade.
É o que atesta a pedagoga Marilza Betine. Sem transporte, tenho que deixar meu filho ir de carro e ele tem que ficar sem beber nas festas. Ir buscá-lo é tirar a liberdade dele e a minha, diz.
A recepcionista Maria da Penha Viçosi tem um amigo que sempre faz as vezes de motorista. No entanto, quando sai de casa sem ele, já perdeu as contas de quantas vezes voltou para casa a pé sem opção de transporte à noite. A pé e de madrugada corro risco nas ruas. Nunca sabemos quem vamos encontrar. É muito perigoso.
Segurança
Do outro lado, os taxistas afirmam que o expediente termina cedo por questões de segurança. A maioria encerra o dia junto com o comércio local. A partir das 22 horas, quem usa o disque-táxi não pode mais contar com o serviço.
Evandri Roberto de Moraes, taxista há seis anos, foi vítima de sequestro relâmpago no ano passado. Ele evita ficar até tarde no ponto, mas não deixa de fazer corrida de madrugada com pessoas conhecidas. Atendo a qualquer hora quando é gente conhecida. Graças a Deus não tive problemas depois do que passei, conta.
A Secretaria Municipal de Transportes reconhece a situação e está empenhada em melhorar o serviço de transporte à noite. Houve até uma reunião interna recente, já que a Prefeitura recebe muitas reclamações.
De acordo com o gerente de transportes, Nilton Pizzol Duarte, a Secretaria já convocou as agências de turismo e de transportes, que se mostraram interessadas em prestar serviços noturnos caso haja demanda.
Apesar de estar em vigor, ainda tem quem desrespeite a lei e perca a coordenação motora diante do àlcool. Muitos acidentes são causados depois da ingestão de bebida alcóolica.
Na madrugada de domingo, um carro com placas de Cachoeiro de Itapemirim bateu em uma árvore no centro de Venda Nova. Segundo um morador que presenciou a cena, os quatro ocupantes do veículo, com sinais evidentes de embriaguez, não sabiam onde estavam. Por sorte ninguém se feriu.