* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Uma torta de morango confeitada é um convite e tanto para uma travessura infantil. Imagine quantos jovens de hoje de Pedra Azul, Domingos Martins, não fizeram isso no passado enquanto seus pais preparavam tortas para a Festa do Morango. O evento, que terá sua 23ª edição de hoje (6) a domingo (8), tem o dedo da juventude, que o mantém vivo nas tradições da comunidade, no Distrito de Aracê, no município, segundo maior produtor de morango do Espírito Santo.
De 2008 pra cá, a Associação Festa do Morango- Afemor passou a ter voluntários mais novos desde os preparativos, meses antes, até à limpeza do Centro de Eventos Morangão, às margens da BR-262, onde acontece a festa. Hoje, os jovens são pelo menos 70, metade do quadro de voluntários, incluindo alunos da Escola Estadual Pedreiras, uma grande incentivadora dessa participação.
Mesmo quem já reinou absoluta, hoje dá sua contribuição no desfile que elege a rainha e as princesas na abertura da festa (Veja programação completa abaixo). É o caso de Daniela Péterle que, junto com a atual 1ª princesa, Jennifer Bravin Canal, prepararam as oito candidatas de hoje à noite. A gente faz porque gosta e serve de exemplo para outros jovens, afirma Daniela.
A mobilização para divulgar a festa em torno do principal produto agrícola do distrito conta também com as ferramentas que esses jovens estão acostumados nessa etapa da vida, a exemplo da Internet. O blog www.afemor.blogspot.com, idealizado pelo cabeleireiro Frank Vinco, 23 anos, registra mais de 30 mil visitas e conta com atualizações diárias e espontâneas sobre as novidades do evento.
Eu costumava ir ver os preparativos da festa quando tinha uns 13 anos. Desde então, não perdi uma. Eu participo pela vontade de fazer crescer o lugar onde vivo, diz o cabeleireiro.
O técnico em informática Wilker Bravim, 22, pegou gosto pela festa dentro de casa. O avô Argeo Bravim é voluntário, e o pai, Amair José Bravim, é o presidente da Afemor. Também quero ver a festa e Pedra Azul prosperarem.
Chapéu em formato de morango é novidade
Além da torta de 400 quilos, outra novidade da Festa do Morango vem do comércio local. Quem quiser brincar durante o evento, é só adquirir um chapéu no formato da fruta e sair por aí. O souvenir custa R$ 16,90 no Emporium Villar, na Avenida Módolo, em Pedra Azul, e já está fazendo a cabeça da galera.
Dia de Campo para agricultores e visita monitorada para visitantes
Como parte da programação da 23ª Festa do Morango, neste sábado (07) o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza um Dia de Campo sobre a cultura do morango, com o objetivo de instruir os produtores da região quanto às técnicas adequadas de cultivo da fruta.
Além disso, no domingo (07), pela primeira vez o Instituto promove uma visita monitorada a plantações de morango da região de Pedra Azul, com o intuito de atender aos visitantes da festa e apresentar aos consumidores como a fruta é cultivada.
O Dia de Campo acontece das 8h30 às 11h30, no Sítio Pedreiras, distrito de Aracê, em Domingos Martins, e terá a participação de aproximadamente 120 agricultores familiares da região. Na oportunidade, os participantes receberão informações sobre boas práticas de cultivo e pós-colheita, e ainda haverá uma inovação: a presença de uma fisioterapeuta que irá instruir os produtores sobre a postura correta ao desempenhar os tratos culturais, e também cuidados com a pele devido à exposição excessiva ao sol.
O Dia de Campo será divido em três estações: Boas Práticas Agrícolas Aplicadas à Cultura do Morango; Boas Práticas de Colheita e Pós-Colheita do Morango; e Ergonomia: Cuidados com a Saúde do Agricultor.
A capacitação será na área de plantio de morango de Aldemir Grecco e Gesio Canal e do de Rainor Uliana. As inscrições poderão ser feitas na hora do evento e a participação é gratuita.
Visita monitorada
No domingo (07), visitantes que estiverem interesse em conhecer como funciona o processo produtivo do morango, poderão embarcar gratuitamente em uma visita monitorada por três técnicos do Incaper.
A saída está marcada para as 9h30, no Morangão, onde acontece a Festa do Morango. São 60 vagas, e o grupo se dividirá em três vans. A visita tem duração estimada de uma hora e as inscrições poderão ser feitas na hora.
Outras informações podem ser obtidas no telefone do escritório do Incaper, em Domingos Martins: (27) 3248-1895.
O morango no Estado e em Domingos Martins
A cultura de morango ocupa hoje aproximadamente 200 hectares de área plantada no Espírito Santo, sendo Domingos Martins o segundo maior produtor da fruta no Estado, respondendo por aproximadamente 23% da área plantada.
As condições de clima e solo da Região Serrana, a introdução de novos materiais genéticos e a melhoria do nível tecnológico da cultura têm estimulado os produtores capixabas, que aos poucos, estão se adequando à produção sustentável.
Os principais municípios produtores de morango do Estado são: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Castelo, Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio. Nos últimos dois anos, houve uma expansão da cultura nas regiões de Tijuco Preto, em Domingos Martins, e de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.
Programação 23ª Festa do Morango:
SEXTA-FEIRA- 6 de agosto 2010
18:30 – Abertura oficial da 23ª Festa do Morango com a presença de autoridades locais
20:00 – Desfile para a eleição da 23ª Rainha do Morango
21:30 – Atração Musical com Leo e Luan
00:00 – Atração Musical com Os Santannas
03:00 – Encerramento
SÁBADO- 7 de agosto de 2010
08:00 – Abertura dos portões e saída dos produtores para visita técnica às propriedades
09:30 – Largada da 1ª Corrida Rústica do Morango
11:00 – Almoço ao som de cantarola italiana
13:00 – Apresentação de dança italiana
14:00 – Moda de viola e atrações diversas
16:00 – Sorteio de um Caminhão FORD CARGO 712 COMPLETO e um Ford FIESTA.
18:00 – Atração Musical com Beto Brasil
20:00 – Atração Musical com Banda Evidance
23:00 – Atração Musical com Nando e Michel
01:30 – Atração Musical com Forró Comichão
04:00 – Encerramento
DOMINGO- 8 de agosto de 2010
08:00 – Abertura dos portões e saída dos turistas para visita às propriedades
11:00 – Almoço ao som de cantarola italiana
14:00 – Apresentação de dança italiana
15:00 – Moda de viola e atrações diversas
17:00 – Atração Musical com The fillers
19:00 – Atração Musical com Roni e Ricy
22:00 – Atração Musical com Cheiro de Flor
00:00 – Encerramento das festividades