Por Leandro Fidelis
Estamos acostumados a sempre ouvir a pergunta: vai um cafezinho?. Mas no próximo dia 24, os moradores de Brejetuba poderiam receber os visitantes com um cortês aceita um cafezão?. No Dia Nacional do Café, o município maior produtor de arábica do Espírito Santo e segundo nacional desta variedade quer bater um recorde servindo a maior quantidade de café em bebida registrada no mundo.
O 1º Festival Café e Cultura será na praça central da cidade, a partir das 13h, onde haverá programação cultural, degustação de café e show com Rian e Richard numa promoção da Prefeitura. Estão confirmadas as presenças do governador Paulo Hartung e do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
Durante o evento, 3.500 litros de café especial oriundos da produção local serão coados de uma só vez e em seguida despejados numa xícara gigante na presença do público e de auditores do Guinnes Book, o Livro dos Recordes. O processo para inclusão do recorde de maior café do mundo é semelhante ao que passou a polenta da festa em Venda Nova do Imigrante, também na Região Serrana, no ano passado.
De acordo com a assessora da Secretaria de Agricultura, a xícara está sendo feita com chapas de aço inox numa fábrica italiana de máquinas agrícolas com filial em Vitória. O recipiente tem capacidade para 4.000 litros e acompanha um pires com medidas proporcionais. São aguardadas 3.000 pessoas no dia.
Serviço:
FESTIVAL CAFÉ E CULTURA
Dia 24 de maio (sábado)- Praça Central de Brejetuba
13h- Abertura
14h- Apresentação cultural
15h- Recorde de maior café do mundo com 3.500 litros de café
16h- Degustação do café
17h- Show com Rian e Richard