Seis universitários continuam internados após o grave acidente com um ônibus que transportava estudantes de Muniz Freire para Alegre. Duas vítimas foram levadas, ainda na noite de quinta-feira (22), para hospitais Cachoeiro de Itapemirim e outros três feridos, que estavam sendo atendidos em Muniz Freire, serão levados para Cachoeiro nesta sexta-feira (23) para a realização de tomografias.
O acidente que matou duas pessoas e deixou 29 feridos ocorreu no início da noite de quinta-feira (22), na ES-181, que liga Alegre a Muniz Freire, na Serra de Anutiba, interior de Alegre. Segundo informações do Gazetaonline, uma das estudantes, Tereza Fasta da Silva Neta, de 20 anos, morreu no local do acidente. O outro óbito foi de Joilma Couto Cazzador, de 40 anos, que faleceu a caminho do hospital.
A empresa era particular, e a perícia ainda investiga a causa do acidente. A prefeitura não transportava mais os alunos, segundo o secretário. Os moradores da cidade, disse, estão comovidos com o acidente. "Comoção total. A cidade toda parou e foi para o hospital na hora que ficou sabendo do acidente, foi uma comoção. Aproveito para agradecer às cidades de todo o Estado, que disponibilizaram ambulâncias e profissionais. Samu, Bombeiros, enfermeiros, médicos, todos ajudaram no socorro à vítimas".
O secretário disse ainda que a Prefeitura de Muniz Freire está disponibilizando um ônibus para levar os moradores até o hemocentro de Cachoeiro de Itapemirim para a doação de sangue. "As pessoas estão doando sangue, queria até ressaltar que a doação é muito importante nessas horas e em todos os momentos", enfatiza, afirmando que a cidade vai decretar, ainda nesta sexta, três dias de luto em razão da tragédia.
Ufes
Em nota, a Ufes lamentou o ocorrido e reforçou a necessidade de doação de sangue:
A Administração Central da Ufes informa que está acompanhando as informações sobre o acidente com o ônibus que trazia estudantes universitários de Muniz Freire para Alegre, e que tombou perto de Anutiba, no Sul do Estado.
As informações ainda são preliminares, mas a Administração Central e as direções dos dois Centros de Ensino da Ufes localizados em Alegre estão envidando todos os esforços no sentido de apoiar os discentes envolvidos no acidente. O atendimento à ocorrência está sendo realizado pelas autoridades competentes e os feridos foram encaminhados para hospitais da região. Representantes do campus de Alegre entraram em contato com a prefeitura de Muniz Freire, colocando a Universidade à disposição para ajudar nas providências necessárias.
Nesse momento, a Administração Central reforça a importância da doação de sangue, que pode ser feita em qualquer Hemocentro do estado, em nome das vítimas do acidente. A Administração Central lamenta o ocorrido e se solidariza com os estudantes da Ufes e da Fafia, bem como com as famílias das vítimas.
Alegre de luto
Em nota, a prefeitura da cidade decretou luto pelas mortes na tragédia da ES 181. Veja nota na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Alegre, por meio da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, se coloca à inteira disposição dos estudantes e seus familiares envolvidos na tragédia que ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira na ES 181, entre Muniz Freire e Anutiba.
O município decreta luto oficial em favor da vítima que faleceu neste terrível acidente e manifesta profundo pesar diante desta fatalidade. Equipes da Prefeitura de Alegre e da FAFIA, colaboram com os profissionais que atuam no resgate das vítimas e prestam apoio a seus familiares.