DOMINGOS MARTINS A pista lisa e a alta velocidade provocaram acidente grave nas montanhas do Estado, deixando um jovem com traumatismo craniano. O trânsito da Rodovia BR-262 parou e uma fila de mais de cinco quilômetros se formou nos dois sentidos.
A paralisação durou mais de uma hora para retirar das ferragens o vendedor Leonardo Silva Elias, 20 anos, o “Leo“. Ele conduzia o Saveiro, placas MSA 3739, de Cariacica, e colidiu com a carreta-caçamba Mercedes Benz, placas GXY 5999, de Divinópolis (MG).
Leonardo seguia de Venda Nova para Cariacica e, numa curva fechada no km 78,5, perdeu o controle da direção e foi parar na contramão. O veículo conduzido por Leo, segundo o motorista da carreta, Ricardo Camargo, 39, aparentava estar em velocidade incompatível com o trecho.
Ele não curvou, veio direto para a contramão, disse Ricardo, afirmando que percebeu quando o Saveiro seguia em sua direção na curva e tentou escapar para o acostamento do acesso federal, mas não obteve êxito na manobra. O veículo estava carregado com 25 toneladas de bobinas de aço.
O acidente aconteceu por volta das 17h30 na localidade de São Floriano, em Domingos Martins. No impacto, Leonardo ficou preso às ferragens da cabine do Saveiro.
Para removê-lo, uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros amarrou uma corrente, puxou a frente do Saveiro e cortou a lataria com equipamentos específicos, liberando o jovem motorista das ferragens. Léo ficou cerca de uma hora somente com a cabeça para fora do carro, que estava apoiada sobre as mãos de um soldado do Corpo de Bombeiros.
A vítima estava desacordada e foi transportada para o Hospital Padre Máximo, em Venda Nova, com traumatismo craniano. O adolescente Rafael da Silva, 15, que estava na cabine do Saveiro, sofreu apenas arranhões e está internado na mesma unidade hospitalar. Já Leonardo foi encaminhado para o Hospital São Lucas, em Vitória.
* Texto editado do Folha Vitória