* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Um acidente com caminhão carregado com caixas de óleo de cozinha levou à morte do caminhoneiro vendanovense Eliude Daud (26). O acidente aconteceu por volta das 17h30 de quarta-feira (26) em Araxá, Minas Gerais. No mesmo dia, outros dois acidentes envolvendo caminhões aconteceram na Região Serrana do Espírito Santo. Um caminhoneiro morreu em Afonso Cláudio e um caminhão carregado com madeira bateu na traseira de um Corsa, que caiu em uma ribanceira, em Conceição do Castelo.
Amigos de Eliude contaram que a carga do caminhão que ele dirigia puxou o veículo para fora da pista em uma curva na BR 452, que liga a cidade de Araxá a Uberlândia. O caminhão tombou, causando a morte de Eliude no local. O dono da empresa em que o caminhoneiro trabalhava estava em Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (27) para liberar o corpo. Eliude deixa a esposa e um filho de um ano e nove meses.
Em Afonso Cláudio, um caminhão carregado de cimento perdeu o freio na rodovia Sebastião Alves de Lima, que liga a BR 262 ao município. O acidente aconteceu por volta do meio-dia, na altura de Fazenda Guandú. De acordo com a Polícia Militar, o caminhão perdeu o freio no fim de uma serra, bateu em postes de energia elétrica e tombou. O motorista, Aparecido Barbosa da Conceição, morreu na hora e ficou preso às ferragens. O caminhão é de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Já na BR 262, em Conceição do Castelo, por volta das 14h, um caminhão carregado de madeira perdeu o freio na altura do quilômetro 116 e bateu na traseira de um Corsa. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao ser atingido na traseira pelo caminhão, o carro, que é de Venda Nova, caiu em uma ribanceira. Somente o motorista estava no Corsa e sofreu ferimentos leves. O caminhoneiro não se feriu.
Após bater no carro de passeio, o caminhoneiro lançou o caminhão contra pedras, que ficam do lado oposto ao da ribanceira. Ele teria feito essa manobra com a intenção de fazer o caminhão parar. A carga de madeira ficou espalhada pela pista, que ficou parcialmente interditada. O caminhão é de Rondônia. A PRF não informou o nome dos motoristas dos dois veículos envolvidos no acidente.