Acusado de matar jovem será julgado nesta 2ª feira em Conceição

* Leandro Fidelis

Na próxima segunda-feira (23), começa no Fórum de Conceição do Castelo o julgamento do empresário Delcimar Betini, 40 anos, acusado do assassinato do jovem Pedro Mateus Tatagiba Fontan, 21, em março de 2007. A sessão será presidida pela juíza Priscila Bazzarella de Oliveira e terá início às 8 horas. A segurança será reforçada, já que populares prometem lotar o plenário.

O julgamento acontece quase dois anos após Pedro Mateus ser morto a tiros quando chegava na garagem de casa no dia do seu aniversário. O crime ocorreu em 25 de março na Rua Adalto Ferreira da Mota, próximo ao antigo Departamento da PM, e chocou a população da região.

A prisão de Betini foi decretada um mês depois do crime. Ele passou um tempo na Cadeia Pública de Conceição e de lá foi transferido para a Delegacia de Alegre, Sul do Estado. Uma fonte informou que, em Alegre, o empresário tem direito a alguns confortos, dentre eles televisão na cela.

O processo contra o acusado tem quatro volumes e, segundo uma fonte do Fórum, não foi comprovada a participação dele em outro crime em Conceição, em 1998, que vinha sendo apurado nos últimos meses. O advogado de defesa do empresário é Luiz Carlos Alves Vasques

Betini vai a júri popular. Sete jurados serão convocados no dia. Conforme prevê o artigo 121 do Código Penal, se condenado por homicídio simples, o empresário pode pegar de seis a 20 anos de prisão, enquanto no caso de homicídio qualificado, a pena varia de 12 a 30 anos.

“Usaremos das provas que constam nos autos para incriminá-lo. Esperamos que a Justiça seja feita e que os jurados analisem conscientemente”, disse a promotora Andreia Heidenreich Melo. A juíza Pricila Bazzarella, por sua vez, preferiu não se manifestar.

A funcionária pública Lúcia Tatagiba, mãe do rapaz, tem esperanças de ver o assassino do filho atrás das grades. “Eu só quero justiça, porque ele não matou um homem, mas uma criança, um inocente, que tinha uma vida inteira pela frente”, declarou.

Confira mais Notícias

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

Junho sem feminicídios: Espírito Santo completa 32 dias sem registro

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 nas rodovias capixabas e reforça alerta sobre causas de acidentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais durante Operação Corpus Christi 2025 no ES

Suspeito de violência doméstica que descumpriu medida protetiva é preso em Marechal Floriano

PRF prende foragido da Justiça em Viana

Polícia identifica adolescentes suspeitos de danificar placa em Venda Nova do Imigrante

Polícia prende suspeito de envenenar caldo de cana que matou mulher em Domingos Martins