Depois de quatro dias que duas adolescentes estavam desaparecidas em Ibatiba, no sul do estado, o alívio. As jovens foram encontradas com os namorados na cidade de Itanhém, na Bahia. Jacobs Coelho Gomes e Altamiro Pereira da Costa, de aproximadamente 20 anos, foram presos pela polícia.
De acordo com o delegado de Ibatiba, Luiz Carlos Pascoal, se for confirmado relação sexual com as adolescentes eles podem ser enquadrados no crime de estupro. “Abaixo de 14 anos é estupro consentido e eles podem ficar presos na Bahia mesmo”, afirma o delegado.
Muito assustados os pais das adolescentes ainda não entenderam o que aconteceu. Para Eliana Lima Danato, mãe de uma das meninas a filha não estava aparentando nenhum problema nos últimos dias.
“Voltamos da roça e notamos que tinha uma sacola de roupa estranha no quarto. Fomos direto a escola e não encontramos nossa filha. Não dá para entender porque nem conhecemos a amiga dela e não sabíamos que ela estava namorando”, afirma a mãe.
Já o pai de outra adolescente, Genadir Francisco de Oliveira, afirmou que consentiu o namoro da filha há seis meses, mesmo ela tendo ainda 12 anos. Para ele foi uma maneira de impedir algo mais grave.
“Eu tentei impedir isso o que aconteceu dela fugir. Ela sempre foi muito rebelde e nas últimas semanas ela estava respondendo muito a todos em casa. Agora eu quero ue ele assuma minha filha”, desabafa o pai.
Mais trabalhadores na lavoura
Nesse período de colheita o número de trabalhadores nas lavouras de café em Ibatiba mais que dobra. Os dois rapazes que fugiram com as adolescentes trabalhavam no sítio de um dos pais que fica na localidade de Santa Maria de Cima.
“Nem sabemos se o nome desses rapazes são esses mesmo. O problema é que na época de colheita aqui os trabalhadores são contratados sem nenhum cadastro. Com isso eles ficam impunes muitas vezes de crimes”, afirma o delegado de Ibatiba.
* Gazeta Online