* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Sete jovens mineiros ficaram presos na Cachoeira do Chiador, no município de Iúna, e precisaram ser resgatados pelos Bombeiros e Pela Polícia Militar na madrugada desse domingo (14). Eles foram surpreendidos pela chuva, que fez o volume de água aumentar rapidamente, e não conseguiram sair do local. A correnteza levou equipamentos e uma moto.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os adolescentes são de Manhuaçu, em Minas Gerais. Eles montaram o acampamento na tarde de sábado, na área próxima à cachoeira. “Quando a chuva começou, eles só tiveram tempo de sair da água e se esconder”, conta o Soldado Guilherme Perim, que participou do resgate.
Adolescentes voltaram para casa ainda na manhã de domingo (14) – Foto: Divulgação |
A correnteza arrastou as barracas e levou a motocicleta de um dos jovens. “Eles não tinham como sair, porque, de um lado, estava a parede de pedra e do outro, a água”, detalha Perim. Um dos adolescentes ligou para a Polícia Militar, que acionou os Bombeiros. O resgate chegou ao local por volta das 5h. Foi preciso utilizar cordas amarradas em árvores para alcançar os adolescentes, que estavam em um ponto mais elevado da queda d’água.
Depois de resgatados, os jovens foram levados ao Pronto Atendimento de Ibatiba, onde receberam cuidados médicos. Eles voltaram para Manhuaçu ainda na manhã de domingo.
Para evitar passar por esse tipo de problema, Soldado Perim dá algumas orientações. “O maior risco é que as chuvas são muito fortes nesta época do ano. Além disso, não precisa estar chovendo no local para o nível da água aumentar. Se chover na cabeceira do rio, á ‘tromba d´água’ vai chegar à cachoeira. A orientação é evitar acampar perto de rios e cascatas nessa época do ano”, aconselha o bombeiro.
Outra dica do soldado é consultar a previsão do tempo e avisar para onde está indo e quando pretende voltar do local. Em caso de emergência, se não possível contato telefônico, alguém que saiba onde você está poderá chamar o resgate.